Primeiro parque nacional do mundo – estabelecido ainda no século XIX –, Yellowstone tem cenários naturais únicos. Entre os estados norte-americanos de Wyoming, Montana e Idaho, o parque abriga a maior concentração de gêiseres do mundo, além de fontes termais e outras maravilhas. A maior parte dessas atrações está localizada sobre a caldeira de um supervulcão, formada há 640 mil anos. Saiba quais são os pontos que você não pode deixar de conhecer em uma visita a Yellowstone:
Grand Prismatic Spring
Com mais de 100 metros de diâmetro, essa é a maior fonte termal do parque e a terceira maior do mundo. O espetáculo multicolorido de suas águas, do azul ao vermelho, acontece graças a microrganismos que vivem em altas temperaturas. Há passarelas que possibilitam chegar bem perto da Grand Prismatic Spring.
Old Faithful
Em Yellowstone estão cerca de 60% de todos os gêiseres do mundo, porém apenas seis deles têm suas erupções previsíveis e regulares. Entre estes gêiseres, o Old Faithful é o mais famoso e observar seu jato de água quente é uma tradição em Yellowstone. A previsibilidade de suas erupções – algo incomum entre os gêiseres – deu origem ao seu nome (algo como “velho fiel”). Em torno do Old Faithful há uma ótima estrutura turística, com um deque de observação. As erupções acontecem a cada 60 a 90 minutos.
Mammoth Hot Springs
Ao longo dos anos, essa fonte termal criou pedras calcárias brancas esculpidas pela água, formando um conjunto de piscinas naturais em degraus. Uma verdadeira obra-prima da natureza.
Grand Canyon of the Yellowstone
Yellowstone tem o seu próprio Grand Canyon, mas com um visual bem diferente daquele localizado no Arizona. O cânion de Yellowstone tem 32 km de comprimento, formado pelo Rio Yellowstone, e exibe lindas cachoeiras. A maior delas, Lower Falls, tem uma queda de quase cem metros e pode ser admirada de vários pontos do parque, como Lookout Point, Red Rock Point e Artist Point.
Norris Geyser Basin
Essa é uma das principais áreas de atividade geotermal em Yellowstone. É repleta de gêiseres (incluindo o mais alto do mundo atualmente, o Steamboat Geyser), fontes termais coloridas e muito mais. Um cenário que vai fazer você se sentir em outro planeta.
Mais informações em: nps.gov/yell
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Ajith Kumar