Localizada na costa oeste da Itália, o Lázio conta com cenários e horizontes espetaculares. Separamos cinco atrativos imperdíveis que devem entrar para o roteiro de sua próxima viagem. Confira:
Ventotene
A ilha de origem vulcânica faz parte do lindo arquipélago de Pontine. Rodeada de falésias, praias exclusivas e pelo incrível mar Mediterrâneo, Ventotene possui uma oferta de atrativos naturais.
Ventotene é também conhecida como a “ilha do exílio”, pois é onde está a prisão de Santo Stefano, um dos líderes da resistência antifascista. O local hoje é considerado uma das pérolas da arquitetura italiana e atualmente funciona como um museu e centro de programas de estágio universitário.
Villa Borghese
Villa Borghese é o parque mais famoso de Roma, construído para o Cardeal Scipione Borghese, proveniente de uma das famílias mais nobres da Europa, em 1605.
O local é repleto de ótimas trilhas para caminhadas ou passeios de bicicleta e ainda abriga a Galeria Borghese, que está instalada na antiga residência do cardeal, onde fica uma incrível coleção de obras de arte de renomados pintores como Caravaggio, da Vinci, Bernini, Rafael, Antonio Canova, Ticiano, Bernini e muito mais.
Termas de Caracalla
Construídas entre os anos de 212 e 216, as termas eram o passatempo preferido dos romanos. Revestidas de mármore e decoradas com belas obras de arte, as Termas de Caracalla foram as mais suntuosas construídas na antiguidade.
Atualmente, as termas são um conjunto de ruínas famosas entre os turistas que visitam a região, pois ainda conservam a planta dos edifícios originais e parte das impressionantes paredes que formavam o recinto.
Villa Adriana
Ao perceber que precisava de descanso da vida de Imperador, Adriano construiu um conjunto de edifícios clássicos formando uma pequena cidadela para si, composta por palácios, fontes e termas em estilos arquitetônicos gregos e egípcios.
Um dos destaques da vila é a Canopus, uma réplica do santuário que se encontra próximo à cidade de Alexandria. Uma enorme piscina rodeada por colunas e decorada com figuras das cariátides. Ainda conta com o Teatro Marítimo e uma pequena vila romana.
Villa d’Este
Localizada no antigo convento franciscano de Tivoli, a Villa d’Este é uma incrível residência renascentista que se destaca por sua beleza, mas principalmente por seus 500 majestosos jardins, uma fileira que conta com cem fontes, uma espetacular catarata e a fonte do órgão hidráulico.
A Villa d’Este e Villa Adriana estão bem próximas e podem ser visitadas no mesmo dia.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Rasoft74