O bairro do Jardim Botânico é um dos mais bonitos e contemplados do Rio de Janeiro. Ali estão alguns dos pontos turísticos mais indicados para visitantes que desejam um passeio em família, que estão em casal ou simplesmente sozinhos. Localizado ao pé do Cristo Redentor, o espaço reúne monumentos como o Museu do Meio Ambiente, o espaço Tom Jobim e, é claro, o Jardim Botânico do Rio, um dos mais importantes do mundo. Abaixo, confira cinco atrações imperdíveis da região:
Jardim Botânico
Comecemos por aquele que é considerado patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reserva da biosfera da Mata Atlântica pela Unesco, braço da ONU para a cultura. São 540 mil metros quadrados de área aberta aos visitantes, incluindo 3,4 mil espécies de plantas do mundo todo para serem apreciadas.. São encontradas ainda grandes exemplares da natureza, nem sempre disponíveis em qualquer floricultura do RJ. Sem contar o centro de visitantes, com uma exposição sobre o jardim botânico, e a lojinha, com lembrancinhas do local.
Espaço Tom Jobim
O Espaço Tom Jobim fica no corredor cultural do Jardim Botânico e é ideal para quem gosta de música e deseja conhecer um pouco mais da história de um dos principais compositores brasileiros. Criado em 2008, é formado pelo Teatro Tom Jobim, o Galpão das Artes e a Casa do Acervo, esse último local com uma exposição permanente de fotos, partituras originais, objetos pessoais e vídeos de alguns espetáculos do maestro.
Museu do Meio Ambiente
Subordinado à presidência do Jardim Botânico, esse espaço recebe cerca de 600 mil turistas por ano. Criado em 2008, foi o primeiro museu da América Latina dedicado integralmente à temática socioambiental. O local conta com debates, exposições e programas educativos. Entre 2010 e 2012, o lugar foi reformado e passou a ter instalações mais modernas para atender adequadamente os frequentadores.
Parque Lage
Se você quer curtir um bom dia de sol no Rio perto da natureza, o Parque Lage é uma das melhores opções. É ideal para ir com a família, amigos e até mesmo com o par romântico, já que o parque conta com um local chamado de recanto dos namorados, onde são feitos vários piqueniques. Também há um aquário antigo, uma trilha para o corcovado e diversas espécies de plantas — são, no total, 52 hectares de floresta. Além de andar ao acaso, é possível fazer visitas guiadas.
Cachoeira do Horto
Esse é um passeio que não fica exatamente no Jardim Botânico, mas vale estar na lista por ser muito próximo e o acesso se dar pelo bairro, na Rua Pacheco Leão. É possível chegar ao começo da trilha de carro, mas o caminho até a queda d’água pode ser cansativo. Portanto, leve água e bons tênis de caminhada para essa aventura.
Foto destaque por Istock/ mikolajn