As belas praias da capital paraibana chamam muita atenção e atraem turistas cada vez mais. No entanto, João Pessoa oferece um incrível centro histórico e cultural que vale a visita. Confira 5 atrações que você deve conferir na sua próxima viagem até lá:
Farol de Cabo Branco
É aqui que todo tour deve começar. Localizado a mais de 40 metros acima do mar, o Farol de Cabo Branco tem 19 metros de altura e foi construído em 1972.
A estrutura chama bastante atenção, pois imita um sisal – planta que é cultivada em regiões semiáridas e muito utilizada na produção de cordas. A parte branca representa as falésias e a parte em preto representa as pedras que podem ser encontradas em quase todas as praias de João Pessoa.
Lá de cima, é possível ter uma visão panorâmica do mar e o mais interessante é que ali fica pertinho da ponta dos Seixas, o ponto mais oriental da América, e que está próximo da África.
Perto do farol existem algumas lojinhas, como a da Dona Cida, que produzem artesanato com ossos de animais. Também estão expostos ali alguns ossos de baleia, como o maxilar, costela e vértebra. Isso porque a Paraíba já foi uma das maiores exportadoras de carne de baleia, felizmente hoje isso já não existe mais no Brasil.
O Parque Ecológico Bosque dos Sonhos, que também está do ladinho do Farol, possui estátuas de personalidades brasileiras, lojinhas de artesanato e souvenires, barracas de comida e bancos para sentar e aproveitar o ambiente.
Museu J. Maciel Escultor
Em frente ao Hotel Globo está um dos melhores museus brasileiros, o do escultor Jurandir Maciel.
O artista instalou bem no centro histórico de João Pessoa seu ateliê, onde expõe esculturas de personalidades brasileiras – em sua maioria paraibanos, como Augusto dos Anjos, Jackson do Pandeiro e Ariano Suassuna. Algumas das obras fazem parte do patrimônio e podem ser encontradas em vários pontos do centro histórico da cidade.
A entrada é gratuita e o visitante ainda tem a opção de comprar souvenires e até mesmo obras do artista.
Igreja de São Frei Pedro Gonçalves
A antiga Capela já era citada em cartas e documentos que datam 1692. A edificação atual teve início em 1843, mas somente em 1916 sua torre foi erguida e a Igreja teve sua conclusão.
Durante um século, ela pertenceu aos padres franciscanos, que anexaram um convento que servia como residência e escola apostólica.
Em escavações arqueológicas foram encontradas pedras da construção original, que estão expostas para os visitantes. A entrada é gratuita e a Igreja funciona pela manhã.
Hotel Globo
Construído em 1928, o Hotel Globo foi o primeiro hotel de luxo da cidade, com um estilo bem eclético, misturando a Art Nouveau com Art Déco e Neoclássico.
Dentro do prédio é possível encontrar mobiliário e artesanato em exposição feito por moradores.
Na sacada do hotel, o visitante consegue ver a linha de trem que liga Cabedelo a Recife e o Rio Sanhauá, um dos braços do rio Paraíba, onde estava o Porto Varadouro, conhecido popularmente como Porto do Capim.
Museu Casa do Artista Popular Janete Costa
O antigo casarão do século XX, que está situado na Praça da Independência, hoje é um importante museu brasileiro que expõe um amplo e diversificado acervo artesão paraibano e do artista popular.
São mais de mil peças que contam um pouco da história e cultura popular, crenças e costumes de diversas regiões do Brasil.
Texto e imagens por Carolina Berlato