Quem não sonha em conhecer a Aurora Boreal, um dos fenômenos mais bonitos da natureza? O brasileiro Marco Brotto, reconhecido como o Caçador de Aurora Boreal, fez uma lista com cinco aplicativos que vão permitir conhecer mais sobre as famosas luzes do Norte nas próximas semanas.
Brotto já realizou dezenas de expedições aos países nórdicos, levando turistas de todo o Brasil para conferir de pertinho as luzes do Norte. Enquanto as viagens para ver a Aurora de perto estão restritas, ele deixa algumas dicas:
Aurora Forecast
A cada 30 minutos o app traz previsões sobre as chances de visualização da Aurora Boreal. Inclui dados sobre vento e imagens ao vivo, com cobertura das nuvens e do Sol. É gratuito e disponível para Android e iOs.
Centro de Previsão do Clima do governo americano
No site www.swpc.noaa.gov você encontra todo tipo de informação relacionada ao clima e espaço. Explicações detalhadas sobre a Aurora Boreal, com previsões a cada meia hora, além de um mapa com a probabilidade de incidência do fenômeno, em um site simples de navegar.
Places to see the Northern Lights
O Google Earth possui a plataforma “Lugares para ver as luzes do Norte”, que permite a exploração dos locais onde acontece a Aurora Boreal e ainda comentários de guias locais. Para quem busca volume de informação, é o app ideal. Para conferir, clique no link a a seguir: https://bit.ly/39odO27
Google Maps
Para quem pensa em conhecer a Aurora Boreal finlandesa, o Google Maps permite um passeio em 360 graus e nele é possível explorar toda a região com visualização 3D. Para conferir, clique no link a a seguir: https://bit.ly/3acqs3x
My Aurora Forecast & Alerts
O aplicativo é gratuito e tem nota 4,8 nas avaliações do público. Ele diz a probabilidade de visualizar a Aurora Boreal e detalhes sobre os ventos solares, além de imagens do sol em alta resolução.
O app não permite a visualização do fenômeno, mas indica para quem está nos países nórdicos previsões de hora em hora e também semanais para o turista fazer a programação completa da viagem e condições meteorológicas. A ferramenta também recomenda passeios extras na região e está disponível para Android e iOs.
Para saber mais sobre a Aurora Boreal, acesse: auroraboreal.com.br
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock via MuYeeTing