Em El Salvador, você pode visitar várias galerias de arte locais, percorrer pelas bem conservadas ruas de estilo colonial, navegar pelo belo Lago Suchitlan e observar o processo de produção do índigo. Há mil lugares que valem a pena no país e muitas razões para ir lá. É por isso que queremos destacar um lugar especial: Suchitoto, um dos emblemas turísticos de El Salvador. Onde são desenvolvidas diversas manifestações religiosas e populares, apresentações musicais, feira de gado, degustação de comidas tradicionais, danças e feiras comerciais. Destacamos quatro motivos para visitá-lo, confira.
1. Igrejas e arquitetura colonial
Em Suchitoto abundam as casas coloniais, edifícios e ruas de paralelepípedos. A cidade prosperou para se tornar um dos locais turísticos mais importantes do país, devido à sua arquitetura de estilo colonial muito bem preservada.
2. Exuberante natureza
O Lago Suchitlán é um lago artificial em El Salvador com 45 km de comprimento e uma largura de 10 km, cuja extensão é compartilhada por quatro departamentos. Suchitoto é a cidade com o acesso mais rápido ao lago e possui o Puerto San Juan, que oferece serviços de turismo e áreas de embarque e descanso. Foi formado após a criação da usina hidrelétrica Cerrón Grande, na causa do rio Lempa.
Como o lago está localizado no centro do país, é visitado por muitas pessoas de diferentes cidades e muitos visitantes aproveitam o fim de semana para se banhar em suas águas, fazer turismo interno e ter a oportunidade para pescar ou comer peixe frito fresco.
3. Agradável clima e observação de aves
O clima proporcionado pelo imenso corpo de água do lago o torna atraente para diferentes espécies de aves da região. Devido a essa imensa beleza natural, este destino se presta principalmente observação de aves ou outras atividades como o trekking, acampada, agroturismo, entre outros.
4. Cachoeira Los Tercios
Essa formação rochosa espetacular é o resultado da atividade vulcânica nas proximidades. A cachoeira Los Tercios destaca-se pela peculiar parede vertical de 10 m, formada por rochas hexagonais de basalto originadas por um afloramento de magma e um resfriamento acentuado. Outras opções interessantes para visitar são o sítio arqueológico místico de Cihuatan e a História da Guerra Civil, na cidade de Cinquera.
Texto por Natalia Bastos. Imagem destacada via Istock/ AutumnSkyPhotography