Fazendo fronteira com diversos países (como Romênia, Grécia, Turquia, Sérvia e Macedônia), a Bulgária tem cidadezinhas encantadoras e hospitaleiras ao redor da bela capital, Sófia. Se você tiver a oportunidade de conhecer esses quatro lugares abaixo, não deixe de desbravar seus encantos naturais e surpresas turísticas. As quatro cidades listadas estão localizadas a cerca de 190 km da capital do país.
Lovech
A 152 km de Sófia, conheça o centro da cidade acompanhado de um guia local, ou se preferir ir por conta e explorar cada canto, será tão divertido quanto. Passeie pelos teatros, atravesse a Ponte Coberta – símbolo da cidade – e conheça algumas das lojinhas de artesanato. E, sem dúvida, visite um dos melhores lugares por lá: a Fortaleza Hissarya, construída durante o primeiro Reino Búlgaro (681-1018). Além da beleza natural, de lá é possível avistar toda Lovech.
Troyan
Localizada a 165 km da capital, Troyan está situada na Cordilheira Central de Stara Planina, às margens do Rio Cherni Osam. Famosa e conhecida pela cerâmica, um dos seus pontos de referência é o Museu de Artesanato Artístico Nacional, que abriga exposições que apresentam detalhes do artesanato tradicional, fotografias originais e ferramentas autênticas.
Apriltsi
Pequena e acolhedora, essa cidade está situada em meio à natureza, proporcionando muito verde para os turistas e moradores. Ao visitar a cidade, faça um passeio até o Parque Nacional dos Bálcãs Centrais – membro da rede europeia de áreas protegidas, que se preocupam com a conservação da natureza do Atlântico até o Mar Mediterrâneo. Além disso, há muitas opções de hospedagem e Spas.
Letnitsa
Os búlgaros sabem como receber os turistas e fazem isso muito bem, principalmente nesta parte do país. Por lá os moradores mostram com orgulho e um sorriso no rosto toda a história local, atrações, pratos típicos e também as danças e músicas tradicionais do destino. A maior atração da província de Letnitsa são as cascatas de Krushuna ou Krushuna’s Waterfalls. Elas representam o maior conjunto de cascatas de corredeiras de água da Bulgária e estão localizadas dentro do Parque Natural.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / SimeonDonov