Apesar de ser um estado agrícola e líder na produção de trigo e na criação de animais, o estado norte-americano da Dakota do Sul tem como principal fonte de renda o turismo. São diversos lugares regados de belezas naturais que tiram o fôlego de qualquer um. A região possui diversos parques e reservas nacionais que são destinos imperdíveis. Separamos uma lista com quatro deles, para você conhecer na sua próxima visita. Confira:
Parque Nacional de Badlands
Entre as colinas esculpidas pela erosão, encontram-se incríveis leitos de fósseis, alguns com mais de 35 milhões de anos. O Parque Nacional de Badlands está situado em uma área de 99 mil hectares, que abriga diversas espécies de animais em perigo de extinção, bem como a maior pradaria protegida dos Estados Unidos.
Ainda há um centro de estudos paleontológico, onde é possível observar de pertinho os trabalhos sendo feitos e aprender sobre os fósseis descobertos. Durante o verão é possível ver um belíssimo céu estrelado, e o parque abre para os visitantes, que podem fazer camping.
Black Hills
As cadeias montanhosas mais antigas do país possuem diversos atrativos e atividades para os visitantes. São florestas de álamos, reservatórios para pesca, trilhas, museu, cidadezinhas históricas e lagos cristalinos. Os turistas também podem desfrutar de campings e vários restaurantes com gastronomia internacional.
Memorial Nacional do Monte Rushmore
Localizado em meio às Black Hills, o Monte Rushmore é um incrível monumento, onde parte da história do país está entalhada em pedra. Foram 14 anos de trabalho para concluir as faces esculpidas de quatro presidentes dos Estados Unidos. São eles: George Washington, o primeiro presidente, que liderou a revolução até conseguir a independência da Grã-Bretanha; Thomas Jefferson, o terceiro a assumir o poder, e principalmente autor da declaração de Independência do país; Abraham Lincoln, o 16° presidente, que lutou na Guerra Civil Americana e aboliu a escravidão; e Theodore Roosevelt, que estimulou o crescimento econômico do país.
A criação foi do artista Gutzon Borglum, e após sua morte, seu filho Lincoln deu continuidade ao trabalho. Hoje, o memorial atrai cerca de 3 milhões de visitantes anualmente.
Parque Natural de Wind Cave
Após anos explorando e mapeando a área, o Parque Natural de Wind Cave recebeu o título de “sexta maior caverna do mundo”. Até hoje, já foram descobertas cerca de 143 milhas, que abrigam mais de 28 mil hectares de pradaria mista e diversos espécimes da vida selvagem, como bisões, alces, veados e coiotes.
Dentro da caverna existem poucas estalactites e estalagmites, mas uma enorme variedade de formações incomuns de calcitas que lembram favos de mel.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por John_Brueske