Ícone do site Qual Viagem

4 ilhas desconhecidas no Reino Unido

Rockingham,WA,Australia-November 8,2013: Families hiking the metal walkway in the green dunes of Penguin Island in Western Australia.

Nos enganamos – e muito – em achar que o Reino Unido está apenas naquele pedaço, pertinho da Irlanda, no continente Europeu. Os britânicos dominaram muitas terras – grande parte delas são ilhas – perto da Antártida e do Oceano Atlântico Sul. Muitas pessoas nunca ouviram falar dessas ilhas, e tão pouco, pensam em conhecer. Mas, vale a pena fazer um esforço e viajar para esse cantinho “escondido”. Confira abaixo quatro ilhas desconhecidas e lindas do Reino Unido:

Santa Helena

Das quatro ilhas citadas neste post, Santa Helena é a mais conhecida, pois foi marcada pela morte do imperador francês Napoleão Bonaparte. Com apenas 122 km², a ilha já tem um aeroporto (Aeroporto de Santa Helena), mas não opera voos comerciais – devido a velocidade do vento o pouso pode ser perigoso. O país mais próximo de Santa Helena, é a Angola, a 1.200 km. Portanto, a única forma, por enquanto, de chegar até o destino, é em uma deliciosa viagem marítima saindo da Cidade do Cabo (possui viagens regulares).

Foto por iStock / StHelena

O mais interessante da ilha é a solidariedade dos moradores e a mistura de diferentes culturas. Entre as atrações, visite o Museu de St. Helena (conta a história natural da ilha), o Mausoléu (em Jamestown, inclui o nome de todos os santos que morreram nas duas guerras mundiais), a Jacob’s Ladder (uma grande escadaria que sobe de Jamestown para Halfmoon Hollow), o Castelo (construído pelos britânicos em 1659 logo após a ilha ser tomada), as Fortificações (construídas após a ida de Napoleão, no século 19), a Igreja de Saint James (a mais antiga igreja anglicana do hemisfério sul) e a Casa de Longwood (casa que Napoleão passou grande tempo e onde ele morreu).

Ilha de Ascensão

Localizada no Oceano Atlântico Sul, a ilha não foi descoberta por ingleses, mas sim pelos portugueses em 1501, e só em 1815 foi tomada pelos ingleses. Para visitar a ilha, os turistas precisam de aprovação de entrada do gabinete administrativo, que deve ser pedida com antecedência e ter o seguro-saúde. Para chegar até lá, há duas formas: comprando uma passagem no voo charter militar, perto de Oxford (Reino Unido), ou, saindo de Tenerife (Espanha) de navio.

Foto por iStock / LisaStrachan

Os turistas podem visitar diversos lugares, como os dois fortes: Hayes e Thornton. Há também a Igreja Anglicana Sr. Mary, que foi construída no século 19. No Parque Nacional Green Mountain está localizada uma torre do relógio e um lago, Dew Pond. Além desses pontos, a principal atração é a pesca esportiva e o mergulho nas águas cristalinas e de belíssima cor.

Ilhas Shetland do Sul

As Ilhas Shetland do Sul, conhecidas também como o paraíso da Antártida, estão localizadas a apenas 120 km a norte da península Antártica e é um dos destinos turísticos mais exclusivos de lá. A ilha foi descoberta em 1819 pelo britânico William Smith, mas graças ao norte-americano Jeremy Robinson que a ilha ficou famosa – ele promoveu a ida de navios do governo dos EUA para explorar o lugar após saber da descoberta de Smith. Desde então, o destino tem o privilégio de receber cientistas e pesquisadores, estudantes e turistas. Para chegar em Shetland, você pode pegar um navio saindo de Ushuai (Argentina) e seguir rumo a ilha, que também faz paradas em outros lugares, como em alguns pontos da Antártida.

Foto por iStock / ValerieVS

Dentro de Shetland há muitas outras ilhas para conhecer, dedique-se nos destinos populares, como Livingston, Eledante, o rei George e Ilhas Deception. Estas ilhas são famosas pela beleza cênica e oferecem grande variedade de atividades recreativas. As cadeias de ilhas são bastante visitadas por navios de cruzeiro turístico e oferecem aos visitantes uma grande variedade de pontos turísticos, paisagens únicas e oportunidades para todos.

Ilhas Falkland do Sul

As ilhas estão em um arquipélago do Oceano Atlântico Sul e consistem em mais de 776 ilhotas – as mais conhecidas são East Falkland e West Falkland. A história do descobrimento das ilhas é um pouco confusa. Durante os períodos ocorreram colonização por parte de franceses, britânicos, espanhóis e argentinos. A Grã-Bretanha restabeleceu seu domínio em 1833, mas ainda assim a Argentina reivindicou as ilhas. Em 1982, em resposta a uma invasão entre os dois países, resultou na retirada das forças argentinas. Apesar disso, o país ainda insiste em assumir o arquipélago.

Foto por iStock / JeremyRichards

Para visitar a ilha, é obrigatório ir com uma passagem de volta, identificar onde o turista irá se hospedar e se tem dinheiro suficiente durante sua estadia nas ilhas. A maioria dos voos internacionais pousa no aeroporto Mount Pleasant, que é também uma base militar, e as únicas empresas aéreas que utilizam o aeroporto são a LAN, fazendo um voo semanal ligando Santiago com escalas em Punta Arenas (Chile) e Rio Gallegos (Argentina). Andando por lá, a viagem entre as ilhas é normalmente feita em um avião pequeno, com capacidade para 8 pessoas. Já em Stanley, alugue um jeep ou carro grande para transitar pelas estradas, que também variam entre lisas e retas ou trilhas de lama.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / EAGiven

Comentários

Sair da versão mobile