Principal cidade turística do Espírito Santo, Guarapari atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas (radioativas), com virtudes alegadamente terapêuticas, apesar de os benefícios no tratamento de artrite ou reumatismo não terem comprovação científica.
Com mais de 30 praias e boa rede hoteleira, tem uma orla com muitas praias urbanizadas e tomadas por calçadões, quiosques, bares e restaurantes – caso das praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta. Já as praias Enseada Azul e Meaípe fazem a cabeça dos mais jovens se tornando o cenário ideal para o lançamento dos modismos de verão.
Meaípe está a quase 10 quilômetros do centro de Guarapari e é uma praia tranquila -fora de temporada, é claro. À noite, se torna um grande ponto de diversão nas noites de verão graças à presença de uma famosa casa noturna.
Enquanto a Enseada Azul engloba praias como Bacutia, Peracanga e Guaibura, com águas calmas e claras. Ao sul do centro, em Nova Guarapari, é um dos locais mais badalados no verão pelo público jovem e disposto a gastar, abrigando diversas festas e eventos.
Para os surfistas, a cidade conta com boas ondas durante o ano inteiro nas sossegadas praias do Sol, d’Ulé, Setiba e da Cerca. Enquanto os mergulhadores encontram águas cristalinas, naufrágios e recifes nas Três Ilhas, Farol da Escalvada e Ilha Rasa. Com suas águas claras e areia fofa, é uma das regiões mais belas do município e ainda mantém estrutura de quiosques para atender visitantes.
Como chegar
O aeroporto mais próximo é o de Vitória, a 64 quilômetros. De lá, é possível ir de carro seguindo pela Rodovia do Sol (ES-060).
Onde ficar
No concorrido verão de Guarapari, o destino fica praticamente lotado, com leitos disputados pelos turistas. Por isso, é recomendável que sejam feitas reservas com alguns meses de antecedência. Os principais hotéis e pousadas do destino se concentram na área no Centro, na Praia do Morro.
Fazenda Flamboyant – hotelflamboyant.com.br
Hotel Meaípe – hotelmeaipe.com.br
Onde comer
Ir à Guarapari e não provar a moqueca capixaba é quase um pecado. O prato preparado em panelas de barro, ao contrário da receita baiana, não leva leite de coco e azeite de dendê. Além da iguaria, incluía em sua lista de delícias a caranguejada e a Torta Capixaba.
Cantinho do Curuca – cantinhodocuruca.com.br
Gaeta – (27) 3272-1202
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Flickr André Mellagi