Ícone do site Qual Viagem

3 roteiros curtos para descobrir Aruba

Em Aruba, existem diversos tours para se fazer sobre quatro rodas, bikes, ônibus de passeios, jipes e outros tipos de off-roads, e até mesmo passeios a cavalos, todos com roteiros especiais, voltados especialmente para aqueles que possuem tempo limitado para desfrutar. Mas se passeios em grupo não são sua praia, não se preocupe, a ilha é fácil de percorrer sozinho com qualquer veículo e um mapa. Para ajudar, apresentamos três roteiros de até seis horas para aproveitar cada segundo do seu tempo na Ilha Feliz.

Roteiro 1: destaques da parte sul da ilha

Passando pelo movimentado centro de Oranjestad, siga até passar pelo Aeroporto Internacional Rainha Beatriz e vire na primeira à direita (atenção às placas que indicam De Palm Island). É nesta bela estrada costeira que está nossa primeira parada: Spaans Lagoen. Conhecida como Laguna Española, é uma área de proteção parte do Parque Nacional Arikok.

Foto por Divulgação

Animais de várias espécies que ainda estão em fase de desenvolvimento crescem seguros entre as raízes das árvores à beira da lagoa até que estejam fortes para se aventurar em mar aberto. A lagoa segue em direção ao interior de uma salina, rodeada por uma rica vegetação que é o lar de diversas espécies de aves, como cambacicas, periquitos de Aruba, garças, turpiais e pombas.

Foto por Divulgação

Logo após a lagoa, nos deparamos com Mangel Halto, que recebe este nome por sua acolhedora região de manguezais que proporcionam sombra. Um caminho de manguezais conduz à entrada para uma piscina natural de águas rasas, tranquilas e refrescantes, de cor turquesa. Os visitantes podem relaxar e aproveitar a paisagem encantadora e tranquila.

Foto por Divulgação

Continuando pela rota costeira, chega-se à Savaneta. Ela é a mais antiga área da ilha e foi sua primeira capital até 1797. A casa, ou melhor, pequena cabana de barro mais antiga de Aruba, conhecida como “cas di torto”, encontra-se no centro histórico. Também nesta área encontra-se o Zeerovers, uma doca de pescadores que promete o melhor do sabor local. Um balcão na entrada do bairro vende pescados frescos a preços locais. Se preferir, é possível pedir aos vendedores que preparem o pescado na hora e desfrutar seu prato em meio aos locais, olhando o mar e se refrescando com uma gelada cerveja Balashi.

Foto por Divulgação

Mas nada de ficar parado por muito tempo! Ainda há muito para ver. Siga pela rota costeira até chegar na estrada principal que nos leva a San Nicolas, o segundo maior bairro de Aruba. Até pouco tempo era conhecida como “o bairro do amanhecer”, uma vez que era um bairro em desenvolvimento com o sucesso de sua refinaria de petróleo (hoje fechada). Com o recrutamento de funcionários de refinaria do Caribe britânico, San Nicolas desenvolveu seu distinto sabor de comida crioula que lhe trouxe a fama do berço do Carnaval de Aruba.

No centro de San Nicolas, não deixe de visitar o Aruba Rum Shop ou White Star para aproveitar uma cerveja gelada. As lojas de rum são ícones da cultura local e existem há décadas – a Aruba Rum Shop e White Star estão entre as mais antigas da ilha. Há anos estas lojas são os pontos altos para visitantes, pescadores ou qualquer pessoa que queira sentar para discutir política, falar sobre os acontecimentos do dia, ou simplesmente relaxar e aproveitar o ambiente, cheio de história e cultura.

Dirigindo-se mais ao sul da ilha, encontra-se a refinaria em Seroe Colorado, local da antiga colônia de Lago, onde viviam os trabalhadores americanos da refinaria e suas famílias. Atualmente, alguns moradores de Aruba residem nos bangalôs com vistas para Rogers Beach e Baby Beach – ambas muito tranquilas para descansar e relaxar ao sol com a brisa do mar. As águas rasas de Baby Beach também são uma ótima pedida para quem quer mergulhar um pouco. É possível alugar equipamentos de snorkel no Centro de Mergulho JADS (JADS Dive Center) na própria praia.

Foto por Divulgação

Saindo da área de Seroe Colorado, tire fotos maravilhosas no monumento Mammoth Red Seamen’s Anchor, com uma vista espetacular da praia de Boca Grandi (point de kitesurf). O monumento é uma homenagem aos marinheiros. Charlie Brouns Jr., do Charlie ‘s Bar em San Nicolas, foi o responsável pela colocação da gigantesca âncora, adquirida da Lago Oil & Transport Company, na ponta de Seroe Colorado em 1985.

Uma maneira perfeita para terminar sua tarde de visita pelo local é refrescar-se com o “coconut man” que fica ao longo da estrada de Seroe Colorado e serve água de coco fresca e uma autêntica bebida da ilha! Dependendo do horário que terminar seu passeio, você ainda pode dar a sorte de observar um belo pôr do sol a distância enquanto volta pela estrada principal para o centro de Oranjestad.

Lugares sugeridos para jantar:

• Zeerovers / Savaneta: serve mariscos frescos fritos

• La Granja / Savaneta: serve carnes assadas e pratos locais e caribenhos

• Gallo Rojo / San Nicolas: serve produtos frescos cozidos e sanduíches

• Pueblito Paisa / San Nicolas: serve pratos colombianos autênticos

• Ron Reef no Centro de Mergulho JADS (JADS Dive Center) / Seroe Colorado: serve hambúrgueres, wraps, sanduíches de mero e frango.

Dicas para fotos únicas: alguns dos artistas de rua mais famosos do mundo já vieram a Aruba para usar San Nicolas como sua tela. Os resultados são murais maravilhosos pelas ruas e prédios.

Roteiro 2: tesouros da costa norte

Saindo do terminal de cruzeiros, vire à esquerda na avenida principal no centro de Oranjestad e continue sentido norte até a zona dos grandes hotéis onde se encontram muitos dos locais emblemáticos e monumentos da ilha.

Foto por Divulgação

A primeira parada é o Santuário de Aves Bubali. Localizado em frente ao RIU e junto ao The Mill Resort, o santuário já atraiu muitas das mais de 220 espécies catalogadas na ilha, tanto locais como migratórias, que podem ser observadas pelos visitantes. A reserva natural conta com dois lagos artificiais rodeados de vegetação exuberante. Uma torre de observação permite uma vista privilegiada aos visitantes e observadores de aves, que podem encontrar garças azuis, verdes, vaqueiras e nevadas, além de fulicas caribenhas, pelicanos-pardos, biguás, diversos tipos de patos e muito mais.

Foto por Divulgação

Siga pela rua para fazer uma visita ao De Olde Molen de Aruba, um local emblemático que homenageia as origens holandesas da ilha. Construído originalmente na Holanda em 1804, o moinho de vento foi enviado para Aruba em pedaços e reconstruído na ilha em 1961.

De volta à avenida principal, continue no sentido norte até o primeiro semáforo, vire à direita para chegar a Palm Beach Road (em direção contrária à zona dos grandes hotéis) e depois à esquerda no próximo semáforo adjacente à Santa Anna Iglesia Católica. Siga as placas que indicam para Capilla de Alto Vista, onde finalmente você subirá uma estrada sinuosa, paralela às Estaciones de la Cruz.

Foto por Divulgação

No começo do século XVIII, um pequeno grupo de nativos católicos se estabeleceu em uma área ao noroeste de Noord. Eles se reuniam para rezar no alto de uma colina que dominava a costa norte, e em 1750 construíram ali a primeira igreja católica romana da ilha, a Capilla de Alto Vista (Capela Do Alto Da Vista). A pitoresca capela hoje serve como um refúgio para moradores e visitantes que buscam uma contemplação tranquila.

Foto por Divulgação

Siga agora o caminho de terra que desce do topo da colina e bordeia a costa. As ruínas que lembram um castelo destruído são da mina de ouro Bushiribana. No século XIX, Aruba passou por uma corrida do ouro, após a descoberta desse mineral na ilha em 1824. Em 1874, uma companhia mineira inglesa construiu a mina de ouro Bushiribana na costa norte de Aruba para processar os materiais extraídos das colinas locais. Foi contratada uma equipe de pedreiros locais para construir o local, utilizando gruas e vigas de madeiras antigas para levantar as maciças peças para seus lugares. Hoje, quem vai até lá pode entrar nas ruínas de Bushiribana, que são também um excelente ponto de observação do terreno da ilha e do mar caribenho.

Foto por iStock / NAN104

Continue por mais dez minutos no caminho costeiro e chegará à Ponte Natural. Milhares de anos de ondas e ventos construíram lentamente oito pontes naturais nas pedras de calcário da costa norte de Aruba. A maior e mais famosa é a Puente Natural, perto da praia de Andicuri. Na região também encontrará lojas de lembrancinhas e bebidas geladas para se refrescar.

Foto por Divulgação

Agora retorne pelo caminho de terra, passe pelas ruínas de ouro Bushiribana e pela Capilla Alto Vista até chegar ao destino final da visita: o Farol Califórnia, que domina a zona conhecida como montanha Hudishibana desde que foi instalado lá. O farol de pedra possui trinta metros de altura e recebeu o nome em homenagem ao navio a vapor SS Califórnia que afundou na região em 1891. Se você topar a subida até o topo do farol, será recompensado com uma incrível vista panorâmica do mar caribenho, vendo fortes ondas quebrarem na costa norte e logo se acalmando em límpidas águas turquesas na costa oeste.

Foto por Divulgação

Ao sair do farol, pegue o caminho pavimentado e sinuoso que passa pela praia de Arashi e pelo encantador bairro residencial de Malmok, no retorno para a zona dos grandes hotéis e centro de Oranjestad. No centro de Palm Beach, existe uma grande seleção de restaurantes com ampla variedade culinária.

Se deseja experimentar um pouco mais da cozinha local seguem aqui algumas sugestões:

• Linda’s Pancake House / Palm Beach: serve panquecas holandesas tradicionais o dia inteiro

• Nos Clubhuis / Palm Beach: oferece uma autêntica gastronomia arubana, com grande parte dos ingredientes produzidos localmente nas granjas ou pescados nos barcos locais

• Ritz Aruba / Oranjestad: pode-se apelidá-lo de “comida rápida arubana”. Servem diversos aperitivos locais como pastechis, Johnny cakes e croquetes, bem como hambúrgueres, wraps e uma típica delícia holandesa: batatas fritas com molho de maní

• The Old Fisherman / centro de Oranjestad: um dos favoritos para almoçar na região, este restaurante oferece uma tradicional culinária caseira de Aruba

Roteiro 3: compras, cultura e um pouco de tempo na praia

O porto de Aruba está localizado no centro de Oranjestad. A capital de Aruba é uma área movimentada, repleta de lojas e restaurantes, arquitetura histórica holandesa, museus e encantos por todos os lados. É muito fácil percorrer o centro, seja a pé ou com os bondes que foram desenhados em São Francisco e que utilizam fonte de energia limpa – o transporte é gratuito e pode-se entrar ou sair em qualquer parada no caminho.

Alguns visitantes podem se sentir um tanto indecisos com a quantidade de lojas em locais abertos, praças com feiras e centros comerciais. De marcas de renomados designers internacionais a pitorescas e exclusivas lojas locais, o cenário de compras em Aruba encantará até mesmo os compradores mais experientes:

Foto por Divulgação

• Renaissance Mall: é o lugar de lojas de luxo, como Cartier, Louis Vuitton, Carolina Herrera, BCBG, David Yurman, Rolex e Gucci – mencionando apenas alguns. Perfumes e cosméticos, charutos cubanos e roupa de praia também podem ser encontrados neste centro comercial.

• Renaissance Marketplace: fica de frente para o Renaissance Mall. Totalmente ao ar livre, possui uma atmosfera animada e é repleto de lojas, restaurantes, cafés e, além disso, conta com entretenimento ao vivo todas as noites. E para completar, possui ainda um moderno complexo de cinemas e o Seaport Casino.

Foto por iStock / EdwardVisserPhotography

• Royal Plaza: localiza-se em frente ao porto e adjacente ao principal terminal de ônibus da ilha, e transformou-se em um ponto de referência do centro de Oranjestad. Sua arquitetura caribenha-holandesa, rosa e branca, abriga três níveis de lojas. Desde joalherias finas e perfumes, até cigarros e lembrancinhas, além de restaurantes e música ao ar livre.

• Oranjestad’s Mainstreet: a principal rua de Oranjestad, também conhecida como Caya Betico Croes, tem suas raízes históricas. Aqui os visitantes desfrutam de oportunidades de compras nas coloridas lojas de arquitetura colonial holandesa. A autêntica culinária local e regional também são destaque.

Você vai descobrir que os bondes passam por diversos pontos interessantes, sejam culturais ou para compras. Caso veja algo que lhe interessa, basta descer do bonde quando quiser e só aguardar que outro logo passará para você seguir caminho.

Se você prefere caminhar, existe um tour guiado pelos monumentos. Você poderá visitar locais como Fort Zoutman, La Torre de Agua, várias igrejas históricas, o Palácio de Justiça e casas de importância histórica e arquitetônica. E, por fim, termine o dia relaxando em Surfside Beach. A praia fica a 15 minutos a pé do porto e é repleta de bares e locais para petiscar.

Mais informações em: aruba.com/br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile