Ícone do site Qual Viagem

3 lugares para apreciar as folhas de outono no Japão

Kyoto, Japan - December 1, 2012: Toji Pagoda during the fall season. The pagoda is the tallest in the country.

Uma característica especial do Japão, e que faz do país uma excelente opção de destino durante o ano todo, é ter as quatro estações bem marcadas. Ao longo do ano, a paisagem em todo o país se transforma e muda de cor proporcionando vistas incríveis. Assim como na primavera, quando a conhecida floração das cerejeiras (sakura) se torna um dos principais destaques com a tradição de apreciá-la (hanami), no outono a mudança de cores das folhas do verde para o vermelho, chamada de kōyō, se torna uma das principais atrações da estação.

O hábito japonês de apreciar a paisagem outonal é chamado de momijigari. Ao longo da estação, que vai de setembro a novembro, o país ganha diferentes tons terracota de norte a sul. Os dois principais tipos de folhas de outono no Japão são momiji (árvore de bordo) e ginkgo. O bordo é nativo e é considerado a estrela do outono por suas folhas vermelhas, laranjas e amarelas. Já o ginkgo são árvores altas e elegantes que não mudam para o vermelho, mas tornam-se um amarelo dourado intenso.

Para inspirar futuras viagens ao Japão, a Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) preparou um guia especial com dicas de três locais para vivenciar a experiência:

Hokkaido 

Foto por iStock / Perry Svensson

A ilha mais ao norte do arquipélago japonês é a primeira a mudar de cor. Em outubro as árvores da cidade de Sapporo estão entre as primeiras a ficarem vermelhas, laranjas, amarelas e douradas. Ao longo do mês, toda a província vai se transformando com a mudança da estação. Para admirar o kōyō em Hokkaido vale a visita ao maior parque nacional do Japão, o Daisetsuzan, com 2.267 quilômetros quadrados. O cenário é selvagem e espetacular. Com os bordos e ginkgos, o local dispõe de trilhas por vales extensos, fontes termais naturais, rios e flores silvestres, sem falar da fauna. No outono a trilha mais recomendada é a Ginsendai, pois proporciona as melhores vistas.

Quioto

Foto por iStock / Sean Pavone

A antiga capital do país é conhecida pela cultura tradicional japonesa e oferece diversas atrações como templos e santuários, gastronomia típica e cidades rurais. A partir de novembro a província muda de cor e a temperatura é fresca, ideal para admirar as paisagens. Para aproveitar as folhas de outono em Quioto, vale um passeio ao templo Kiyomizudera, localizado no topo de uma pequena montanha a leste da cidade. O local sagrado oferece uma excepcional vista de Quioto e arredores e é cercado de natureza. Além disso, o templo organiza eventos de iluminação durante o outono para mostrar o cenário à noite.

Yamanashi

Foto por iStock / thitivong

Yamanashi é uma província que não possui litoral no Japão e é repleta de montanhas, lagos e estradas que levam ao coração rural do país. Yamanashi atinge o ápice da coloração de outono em novembro, e o local perfeito para praticar o momijigari é a região dos Cinco Lagos do Fuji (Yamanakako, Kawaguchiko, Saiko, Shojiko e Motosu). Além de proporcionar vistas de diferentes ângulos de um dos principais cartões-postais do país, o Monte Fuji, os lagos oferecem atrações culturais em meio à natureza que permitem ter a experiência de admirar o kōyō. Destaque para o lago Kawaguchiko, que tem fácil acesso a partir de Tóquio e onde é possível alugar uma bicicleta para passear em meio às árvores ao redor do espelho d’água refletindo o Monte Fuji. No lago também acontece o Festival das Folhas de Outono de Fuji-Kawaguchiko nas duas primeiras semanas de novembro.

Mais dicas para aproveitar o outono japonês:

Mais informações em: japan.travel

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto

Comentários

Sair da versão mobile