Estocolmo é uma das capitais europeias que mais privilegia a estética e a natureza. Situada em um grande arquipélago com 14 ilhas ligadas por pontes, a capital da Suécia encanta por seu conjunto harmonioso de canais de águas limpas, arquitetura e lojas de design. Seja no verão ou no inverno, o lugar guarda uma atmosfera mágica que propõe um mergulho em sua cultura.
E por falar em inverno, suas famosas temperaturas rígidas não espantam o turista. Muito pelo contrario. São um convite aos mais de 100 museus espalhados pela cidade e também aos bares, cafés e restaurantes. Entre os museus, destaque para o Nordiska Museet, indica para quem quer conhecer mais a fundo a cultura sueco – desde a Idade Média até a época contemporânea.
A cidade possui mais de uma centena de atrações, mas para conhecer de perto a cultura sueca, visite o Nordiska Museet. Do lado de fora, o que se vê é uma estrutura imponente e fascinante. Internamente, o Nordiska Museet é um patrimônio de informações sobre o povo sueco e a sua história, desde a Idade Média até a época contemporânea.
E o Vasamuseet, um museu que abriga o Vasa, um navio real projetado no século 17 e que naufragou em sua primeira viagem.
Não deixe de visitar também Östermalmshallen, o maior mercado coberto de alimentos do país, ou então a Nordiska Kompaniet, famosa pelos cristais, e com um andar inteiro dedicado ao artesanato local.
Na chamada Gamla Stan, conhecida como cidade velha de Estocolmo, visite a igreja mais antiga do destino, a Storkyrkan – lá está uma estatua do século 15 de São Jorge e seu Dragão. Caminhando pelas ruazinhas é possível conhecer ainda o Palácio Real e o Museu do Prêmio Nobel.
E para se sentir em um conto de fadas, não deixe de conhecer o parque Junibacken, que fica na ilha de Djurgården. O lugar reserva atrações como casas em miniatura, uma oficina mecânica e um sótão cheio de surpresas.
E como a ideia é mergulhar na cultura local, não deixe de experimentar sabores bastante típicos como carne de alce ou rena, assim como um bom – e velho – uísque e o köttbullar, que são os famosos bolinhos de carne acompanhados de molho a base de creme de leite.
Como chegar
Existem dois aeroportos principais que servem a região, Bromma e Arlanda. O segundo está conectado com várias das maiores cidades europeias e recebe voos internacionais. Em média os voos Brasil-Estocolmo tem duração de 16 horas e geralmente fazem conexão em cidades alemãs como Munique e Frankfurt. Lufthansa e Swiss são as companhias aéreas mais comuns.
Onde comer
Agaton – restaurangagaton.se
Ardbeg Embassy Stockholm – ardbegembassy.se
Onde ficar
Radisson Blu Waterfront – radissonblu.com/en/waterfronthotel-stockholm
Scandic Sergel Plaza – scandichotels.com/Hotels/Sweden/Stockholm/
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Flickr Mariano Mantel