Ícone do site Qual Viagem

15º Festival Gastronômico de Ubatuba é atração no Litoral Norte até setembro

Até 15 de setembro, os visitantes que forem ao Litoral Norte de SP tem um atrativo a mais para curtir: o 15º Festival Gastronômico de Ubatuba – Sabor Caiçara. A cidade é famosa por suas mais de cem praias ideais para banho, prática de surfe, mergulho e outras atividades. E agora destaca sua rica diversidade gastronômica em um evento reunindo mais de 70 estabelecimentos.

São cafés, restaurantes, bares e produtores locais que proporcionam uma verdadeira imersão na gastronomia regional, principalmente a caiçara. O festival é promovido pelo Ubatuba Convention & Visitors Bureau e coloca em evidência a autenticidade dos ingredientes locais, com pratos que vão desde frutos do mar frescos até produtos cultivados nas comunidades da região.

Além disso, chefs renomados e talentos da cidade se uniram para criar experiências gastronômicas únicas, celebrando a tradição e o sabor da cultura caiçara. Exemplo disso é o Café com Leide, que fica na praia do centro de Ubatuba. Comandada pela chef nativa da cidade, Leide Demo, que criou a sobremesa Mexerica Fuxiqueira (R$30) para participar do evento.

A delícia, que encanta tanto os olhos, quanto o paladar, é um entremet de mexerica, que leva mousse de mexerica e baunilha, cremoso de mexerica especial coberto com casquinha crocante de chocolate branco sobre um crumble de castanhas. A sobremesa foi inspirada nos famosos doces franceses do chef confeiteiro Cédric Grolet, mas foi adaptada aos sabores locais com maestria. Afora o festival, há também uma versão de cambuci, fruta típica da Mata Atlântica, que vale muito a pena provar!

Já o Jundu Bar da Praia, que fica na praia do Prumirim, oferece uma experiência pé na areia completa para quem quer provar um prato do festival. Com vista para o mar, música ao vivo, drinks e água de coco que completam os requisitos para um almoço na praia, o espaço está participando do Festival Gastronômico de Ubatuba com o petisco Praia das Conchas.

O prato leva tiras de peixe, lulas, camarões, polvo, mariscos regados ao vinho tinto e um mix de especiarias. No Jundu, vale provar também a Moqueca Jundu, com frutos do mar e filé de peixe.

A noite

Para o jantar, a dica é o Sal Grosso BBQ, restaurante que fica no badalado bairro do Itaguá. O lugar, que é especializado em churrasco e defumados, participa do evento com o Trio de Defumados. O prato traz os queridinhos Cupim, Brisket e Pulled Pork, defumados por mais de 18 horas em lenha frutífera, acompanhado de Mac’n Cheese.

Outra dica para curtir a noite de Ubatuba com o 15º Festival Gastronômico de Ubatuba é o Baroneza. Bem no centrinho da cidade, na praça da Igreja Matriz, o bar e restaurante conta com diversos petiscos e entradinhas que reinventam um peixe pouco popular, a tainha. O ceviche e o caldo de peixe são imperdíveis.

Já para o evento, a grande estrela da casa é o Bolinha Pão de Queijo com Camarão, uma mistura da culinária caiçara com o sabor mineiro. O prato leva camarão Rosa médio marinado (4 unidades), envolto com massa de pão de queijo artesanal frito. E acompanha molho da casa de goiaba picante e bacon picado.

Uma experiência sustentável

O Banana Bamboo Ecolodge é um destino imperdível para quem busca contato direto com a natureza em Ubatuba de uma forma diferente. Situado no Sertão do Ubatumirim, no norte da cidade, o ecolodge se destaca por sua agrofloresta, que proporciona um roteiro de turismo sustentável para hóspedes e visitantes. Além disso, o local prioriza a ecogastronomia, oferecendo produtos locais, muitos deles colhidos na propriedade ou produzidos nos entornos, e tem um cardápio sem carnes, apenas peixes frescos.

Para quem opta por fazer um day use no Banana Bamboo, além de fazer as trilhas e curtir a estrutura com biopiscina, jacuzzi, sauna e outras comodidades, é possível curtir um almoço no bistrô cercado de muito verde. O prato participante do festival é o Prato Babu, um purê de banana nanica acompanhado de coração de bananeira, crispy de taioba e farofa de açafrão.

Ilha Anchieta

A Ilha Anchieta, parte do Parque Estadual de mesmo nome, é um importante ponto turístico de Ubatuba. A área oferece oportunidades para contato com a natureza, com fauna e flora diversificadas e águas claras adequadas para mergulho. O acesso à ilha é feito por meio de passeios de escuna ou lancha, e há trilhas com mirantes que proporcionam vistas panorâmicas. Entre as praias, os destaques são: a do Engenho, das Palmas, do Presídio e do Sapateiro.

Além disso, a ilha abriga um conjunto de ruínas tombadas pelo Condephaat, com mais de 2 mil m² de construções que estão passando por uma restauração, incluindo o Presídio, palco de uma das maiores rebeliões da década de 1950.

Recentemente, a ilha passou a contar também com uma opção de hospedagem e de restaurante, com a chegada do Green Haven.

Ali, a lanchonete Tapira oferece no cardápio de lanches, salgados e tortas à elaboradas receitas de pratos que, apesar da simplicidade de ingredientes, resultam em sabores extremamente sofisticados, como é o caso do prato “Caiçara”, por exemplo.

O prato leva pescada cambuci grelhada servida com molho de coco e camarões. E acompanha purê de banana de terra e arroz branco.

Disputa

O Concurso de Receitas é um dos destaques do evento, com a participação de 15 chefs de cozinha renomados que avaliarão os pratos apresentados. Além disso, o festival oferece uma programação diversificada, com festas, feiras, palestras e mais de 14 cursos e seminários. Os temas envolvem gastronomia sustentável, valorização de ingredientes locais e técnicas tradicionais da cozinha caiçara.

Serviço

15º Festival Gastronômico de Ubatuba – Sabor Caiçara

Quando: Até 15 de setembro

Informações: hinstagram.com/festivalgastronomicoubatuba

Texto e fotos por: Eliria Buso.

A jornalista viajou a convite do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, com apoio da Volvo do Brasil e do Hotel Coquille.

Comentários

Sair da versão mobile