A alta do dólar e do euro nas últimas semanas têm estimulado muitas pessoas a buscar opções de destinos nacionais, adiando assim a viagem para fora do País. O Hotel Urbano, agência online de viagens líder nacional, pensando em ajudar os viajantes que sonham conhecer a Europa, separou 10 destinos pelo Brasil que vão fazer qualquer um se sentir em países como Suíça, Holanda e Alemanha.
A seleção feita pela startup passeiam por cidades como Gramado, Bento Gonçalves, Domingos Martins, Penedo, Blumenau, e outros destinos que trazem na arquitetura, gastronomia, música – e até no sotaque – aspectos muito fortes da cultura e colonização europeia. Confira abaixo as dicas do Hotel Urbano (hotelurbano.com), para quem quer viajar pela Europa sem sair do Brasil.
Canela, no Rio Grande do Sul, é uma cidade repleta de opções de lazer e descanso, além belos parques e atrativos turísticos. A gastronomia local contempla vários gostos, que vão desde o tradicional churrasco, o romântico fondue e o doce chocolate caseiro.
A pequena Suíça paulista fica está a 1.600 metros de altitude, sendo o mais alto município brasileiro. Embora o inverno seja a época preferida entre os turistas, Campos do Jordão é um destino que vale a pena visitar o ano todo. O verão na cidade tem temperatura mais amena, próprias para passeios pela natureza.
Domingos Martins é o município mais procurado da região serrana. Distante apenas 42km da capital Vitória, tem na junção entre natureza, hospitalidade e a arquitetura típica alemã, um charme especial ao município colonizado por imigrantes alemães e italianos.
Conhecida como “Pequena Finlândia”, Penedo recebeu importante influência dos imigrantes finlandeses, que colonizaram a região no início do século. Entre as opções de ecoturismo, você pode fazer trilhas, visitar picos como o Penedinho, cachoeiras como a Cachoeira de Deus e Três Quedas, além do Parque Nacional do Itatiaia.
Com charme e o luxo de uma Cidade Imperial, Petrópolis combina as construções do período imperial com o friozinho da serra e infraestrutura de qualidade. Distante a apenas 65 quilômetros da Cidade Maravilhosa, conserva muitas das construções da época em que Dom Pedro II passava longas temporadas no agradável destino.
Para quem busca um destino tranquilo, com povo muito agradável e educado e ainda muitas atividades para ver e fazer. Conhecida como capital brasileira da Cerveja e casa da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, Blumenau atrai cada dia mais visitantes em busca do turismo cervejeiro de qualidade e bons chopes especiais.
Se a preferência é um clima ainda mais bucólico, visite Joinvile. Aqui as paisagens lembram uma mistura da Alemanha com a Noruega e, ao fazer um passeio pelos sítios e fazendas da região, é possível tomar um café colonial nas propriedades dos produtores de melado e de flores. Em julho, o município recebe o tradicional Festival de Dança.
Visconde de Mauá possui a natureza preservada, onde ficam situadas três vilas com grande estrutura turística: Vila de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba. O local faz fronteira com Parque Nacional do Itatiaia e está no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira
A Holanda fica logo ali, em Holambra, no interior de São Paulo, que tem até os famosos tamancos decorando as ruas. Entre as atrações, está o Moinho Povos Unidos, de 38 metros de altura, e a Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina, que acontece em setembro.
Você já ouviu falar da Letônia, no Leste Europeu? Monte Verde foi fundada por um casal de imigrantes do país europeu com inspiração na terra natal, e, assim como ela, é um ótimo destino para quem gosta de viagens alternativas. O clima frio e as pousadas charmosas, tornam a cidade um destino romântico, perfeito para os casais.
Colonizada por alemães, a cidade de Nova Petrópolis é um dos locais imperdíveis para roteiros na Serra Gaúcha. Com uma arquitetura diferenciada, a cidade é um ótimo programa para um passeio de um dia ou uma opção mais econômica para quem quer curtir momentos de tranquilidade.
A cidade conta com dezenas de vinícolas, das maiores do país, como Casa Valduga e Miolo, às pequenas e artesanais, guardiãs da tradição dos imigrantes vindos da Itália. A cidade fica a 600 metros acima do nível do mar e é uma das visitas imperdíveis na Serra Gaúcha.