São Francisco, na Califórnia, é uma cidade que conta com a diversidade como um de seus principais pilares, característica que também está presente nos bairros. Icônicos, cada um deles tem suas características próprias e possibilidades autênticas. Fique por dentro de alguns bairros importantes e conheça mais sobre o destino:
Castro

Foto por San Francisco Travel Association photo by Photographer Marc-Antoine Hallé
No bairro de Castro é possível encontrar diversos cafés ao ar livre, lojas divertidas, bares movimentados e muita história. Conhecido como a capital mundial LGBTQIA+, o bairro foi muito importante na luta pelos direitos da comunidade. Em um passeio pela Castro St. você pode navegar pela história do movimento, visitar o famoso Castro Theatre, o LGBT History Museum e ainda tomar um drink no Twin Peaks Tavern, o primeiro bar com janelas de vidro no bairro, aberto em 1972. Não deixe de andar pelas coloridas faixas de pedestre no cruzamento entre a Castro e a 18th St.
Presidio

Foto por San Francisco Travel Association photo
O Presidio era uma antiga base militar, hoje transformado em um parque que é parte da Área de Recreação Nacional Golden Gate. O artista Andy Goldsworthy criou enormes instalações naturais em todo o local, que é uma ótima opção de diversão para as crianças. O parque tem vistas deslumbrantes da Golden Gate Bridge e da baía. Além disso, no Presidio é possível encontrar, além de lindas paisagens, deliciosos restaurantes, confortáveis hotéis e também o Walt Disney Family Museum, um emocionante museu que conta a história do nascimento da Disney.
Chinatown

Foto por San Francisco Travel Association photo
Este bairro histórico é a primeira e maior chinatown da América do Norte, com telhados coloridos, postes de luz de dragão e muitas lojas de presentes. Lá também pode ser encontrado o mundialmente famoso biscoito da sorte, que nasceu ali. A apenas algumas quadras da Union Square, esse bairro é uma parada obrigatória em qualquer roteiro, principalmente para almoçar ou jantar em alguns dos muitos restaurantes aclamados localizados por lá.
Civic Center

Foto por San Francisco Travel Association photo
Localizada entre a Avenida Van Ness e a Market St., esse importante bairro de São Francisco é conhecido pelos diversos locais de apresentações artísticas e culturais e pelos monumentos arquitetônicos. É nessa localidade que fica a Prefeitura (City Hall), o War Memorial Opera House e o reconhecido Asian Art Museum. Além disso, o visitante pode encontrar uma boa noite de entretenimento no SF JAZZ Center ou no New Conservatory Theatre Centre.
Fisherman’s Wharf

Foto por San Francisco Travel Association photo
Uma das atrações turísticas mais populares da cidade, aqui ficam os principais restaurantes de frutos do mar, com opções deliciosas para provar o clam chowder, a famosa sopa de mariscos no pão sourdough. Desse bairro é possível pegar uma balsa para conhecer Alcatraz ou andar de barco pela baía de São Francisco. O que não pode ficar de fora em uma visita a esse bairro são as atrações do PIER 39, como o carrossel, o Aquário, o The Flyer e uma visita aos ilustres moradores da região: os leões marinhos.
Haight-Ashbury

Foto por iStock / Frederic Prochasson
O famoso verão do amor, berço do movimento hippie nos anos 60, histórico na cidade, é imortalizado nas ruas de Haight-Ashbury. Faça uma parada obrigatória na Upper Haight Street para tirar lindas fotos e comprar em algumas lojas de roupas vintage, livros ou discos e tomar drinks em botecos e restaurantes casuais e ecléticos. Bem próximo dali está um dos famosos cartões-postais da cidade, a Alamo Square e as casas vitorianas – as Painted Ladies –, que são um dos pontos mais fotografados de São Francisco.
Marina

Foto por iStock / minddream
O bairro vai do elegante planalto de Pacific Heights à baía de Marina Green e abriga vistas e paisagens de tirar o fôlego. Para uma linda vista, suba os degraus de Fillmore. Com muita natureza local e bares e restaurantes em ascensão, também é palco de um belo palácio restaurado de 1915, o Palace of Fine Arts, um dos locais mais instragramáveis da cidade.
Mission District

Foto por iStock / jejim
Lar da comunidade latina da cidade, é considerado o bairro mais antigo de São Francisco. Sua localidade conta com restaurantes super badalados e um calendário de eventos impressionante. É também conhecido por seus murais, brechós e livrarias. Não deixe de visitar Mission Dolores, uma igreja construída em 1776, e de passar uma tarde e fazer um piquenique no famoso Dolores Park.
Embarcadero

Foto por San Francisco Travel Association photo
No final da Market St. fica este bairro que é um dos mais movimentados da cidade. Aqui o viajante tem vistas incríveis para os maiores arranha-céus de São Francisco e para a linda Bay Bridge. É aqui que fica também o Ferry Building, com o seu mercado cheio de cafés, queijos, pães e lojas de artesanato local. Aproveitando a visita, inclua o Exploratorium no roteiro, um museu laboratório altamente interativo e prático, com diversão para a família toda.
Nob Hill

Foto por iStock / sborisov
Conhecido não apenas como um dos pontos mais altos da cidade, geograficamente falando, é também um bairro muito luxuoso. Por conta disso, lá ficam hotéis de luxo, mansões e jardins inesquecíveis. Aqui se eternizaram as famosas ruas íngremes de São Francisco, enquanto que o passeio de Cable Car (bondinho elétrico) te leva para vistas incríveis. Ao norte do bairro encontra-se a famosa Lombard Street, a “rua mais torta do mundo”, parada mais que obrigatória para quem visita a cidade.
SoMa

Foto por San Francisco Travel Association photo
SoMa (South of Market) está todo reformado e é o bairro da moda, abrigando locais importantes culturalmente, como o Centro de Artes Yerba Buena, o Museu da Diáspora Africana e o imperdível Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA). No Yerba Buena Gardens há um centro de artes e o requintado centro de convenções Moscone Center. Além disso, é onde está o novo Salesforce Park e o Oracle Park, casa do San Francisco Giants, time de beisebol da cidade.
Union Square

Foto por San Francisco Travel Association photo
Union Square é o centro da cena comercial de São Francisco, com galerias de arte, shoppings, boutiques, lojas de grife e as principais lojas de departamento da cidade, como a Macy’s. Aqui é também o coração do mundo teatral, sendo algumas das opções o Geary Theatre, o Curran, entre outros. Um excelente local para se hospedar, aqui fica a maior quantidade de hotéis da cidade. Durante o Natal, a praça fica iluminada e ganha uma pista de patinação no gelo.
Mais informações em: sftravel.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / pius99