Ícone do site Qual Viagem

TAP Portugal: Brasil mais perto da Europa em 2014

Principal ligação entre o Brasil e a Europa, em junho, quando começar a voar entre Belém (Pará) e Lisboa, a companhia aérea portuguesa passará a operar 82 voos semanais a partir de 12 cidades no país, um aumento de mais de 250% nos últimos 13 anos.


Os números de 2013 ainda não estão fechados mas, em 2012, nas linhas do Brasil, foram transportados aproximadamente 1,6 milhão de passageiros, com crescimento de 1,2% em relação ao ano anterior. A taxa de ocupação ficou próxima de 80%. Globalmente foram transportados cerca de 10,2 de milhões passageiros com aumento de 4,4%. Em Portugal, disponibiliza conexões rápidas para 55 destinos em 19 países do continente europeu, além de 15 rotas à África, Caracas (Venezuela), Nova York e Miami (EUA). Em média, opera mais de 2,2 mil voos por semana.
“Lisboa e Porto estão em posições geográficas estratégicas, já que a partir destas cidades é possível ligar-se rapidamente a muitos outros pontos de Europa”, explica Mário Carvalho, diretor geral da TAP para a América Latina.

 

A TAP anunciou recentemente que vai ampliar as frequências para o Brasil no verão europeu de 2014.Qual o principal objetivo?

Carvalho: É o de estreitar cada vez mais a distância entre o Brasil e a Europa. Para isso nossa estratégia sempre foi de diversificação de gateways de saída do Brasil. Trabalhamos sempre analisando o desenvolvimento econômico do país e os mercados onde percebemos uma demanda latente que justifique tal investimento.

Quais os destinos brasileiros que serão beneficiados com a ampliação da oferta?

No próximo ano a TAP aumentará mais um voo em cinco cidades brasileiras e passará a oferecer 82 ligações semanais entre o Brasil e a Europa. O Rio de Janeiro, que dispõe atualmente de 13 voos por semana, aumentará para 14, o que equivale à oferta de dois voos diários para Lisboa. Salvador e Belo Horizonte, hoje com seis voos semanais, passarão a ter novamente voos diários. Traduzindo o sucesso da mais recente rota brasileira da companhia, Porto Alegre passa de cinco para seis voos semanais diretos para Lisboa. E Natal cresce de três para quatro ligações. São Paulo tem 11 frequências semanais, Campinas três, Fortaleza, Recife e Brasília voos diários e a partir de 3 junho, Belém e Manaus três voos.
Com este aumento da oferta, e com as novas rotas já anunciadas Belém- Manaus – Lisboa a companhia oferecerá a um total de 82 frequências semanais entre as 12 cidades brasileiras e a Europa, um aumento de oito voos por semana relativamente à oferta registrada no corrente ano. E nos consolidamos como a companhia aérea que mais voa entre o Brasil e a Europa, a única com operação de norte a sul do país.

Qual a expectativa em relação à nova frequência a partir de Belém – Manaus para Lisboa?

A região Norte do Brasil é muito importante e vem crescendo significativamente. Esperamos que o mercado confirme nossas análises e expectativas para o lançamento desta nova rota, tanto Belém quanto Manaus. Que traga um tráfego intenso tanto para o Brasil como para a Europa e que contribua para o crescimento econômico e turístico destas regiões. A operação será em aeronave Airbus 330 com capacidade para 259 passageiros e em pouco menos de 7 horas de voo.

Qual o objetivo do acordo de interline assinado entre a TAP e a Azul?
Mais cidades atingidas no Brasil com a aceitação por parte da Azul de bilhetes TAP.

Quais são os planos da empresa para 2014?
No Brasil, ampliar a participação nos mercados operados e em especial investir nos novos destinos da TAP: Manaus e Belém.

Haverá aumento e renovação de frota no próximo ano?

Sim, estamos aguardando a entrega de mais aeronaves. A frota da TAP é uma das mais modernas do mundo. Atualmente, é composta por 55 aviões exclusivamente Airbus. Nas linhas do Brasil, operam os equipamentos A340 (Rio de Janeiro e São Paulo para Lisboa) e A330 (Rio de Janeiro e São Paulo com destino ao Porto; Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza,Belo Horizonte, Campinas e Porto Alegre com destino a Lisboa). Com a incorporação da Portugália, foram adicionados ainda outros 16 aviões, totalizando, assim, uma frota global de 71 aeronaves.

Percentualmente o Brasil representa quanto da receita da companhia? O Brasil representa aproximadamente 35%. Como funciona o programa de relacionamento da T AP com seus clientes?

A TAP reconhece a fidelidade de seus passageiros, e por isso investe em parcerias e assim apresenta um conjunto de vantagens aos participantes do programa Victoria. Há uma variedade de empresas associadas em diversos segmentos. As parcerias contribuíram para a adesão dos brasileiros ao programa e consolidou a preferência pela TAP para voar para Europa. O Victoria permite acumular milhas na TAP, nas companhias Star Alliance e outros parceiros. De acordo com a frequência de uso, o passageiro tem direito ao cartão Miles Winner, Silver Winner ou Gold Winner. A partir de 5 mil milhas, o passageiro pode já resgatar prêmios. Além disso, a TAP sempre tem promoções especiais para acumular e desfrutar as milhas.

Comentários

Sair da versão mobile