No sudoeste da Bolívia, o Salar de Uyuni é uma das paisagens mais surreais da América do Sul. Com os títulos de maior e mais alto deserto de sal do mundo (está a 3.600 metros de altitude), o destino vai além da planície coberta de sal e revela várias surpresas pelo caminho. Conheça algumas atrações desse roteiro incrível:
Salar
Ponto alto da viagem, o Salar é uma planície coberta por 10 bilhões de toneladas de sal. O mais curioso é que ele muda de aparência ao longo do ano – de um espelho que reflete o céu durante o verão a uma paisagem totalmente branca no resto do ano. Cada época reserva sua própria beleza e permitem tirar fotos únicas e divertidas.
Laguna Colorada
A Laguna Colorada tem esse nome por seus tons avermelhados. Ali também vivem centenas de flamingos e, no entorno, animais bem diferentes, como as vicunhas.
Árbol de Piedra
É uma rocha de cinco metros de altura que impressiona pelo formato semelhante a uma árvore. Símbolo da região, foi formada pela ação do vento.
Praça das Bandeiras
Mais um cartão-postal de Uyuni, a praça está no meio do Salar e é muito popular para fotos. Ali estão fincadas bandeiras de diversos países e de times de futebol, representando os turistas que já passaram por ali. Vale conferir também o Monumento ao Rally Dakar.
Laguna Verde
Está situada próxima ao Chile e fica a cerca de 4.000 metros de altitude. Mesmo em uma região tão árida, a Laguna Verde tem águas em um tom semelhante ao do Mar do Caribe, formando um cenário de tirar o fôlego.
Laguna Blanca
Fica perto da Laguna Verde e é maior que sua vizinha, com mais de 5 km de comprimento. Sua tonalidade a torna uma espécie de espelho que reflete o que está ao redor.
Isla Incahuasi
É uma verdadeira ilha no meio do mar de sal do Salar de Uyuni. Esse pedaço de terra é coberto por enormes cactos centenários e dá acesso a uma vista panorâmica do Salar.
Gêiseres Sol de Mañana
Campo geotérmico de 2 km², possui crateras, pedras, muita lama e, é claro, gêiseres que liberam vapores quentes, gases e odores. O local é mais ativo logo nas primeiras horas da manhã.
Deserto de Dalí
Com rochas e montanhas de diferentes cores, o Deserto de Dalí é mais um cenário surreal do destino. Não à toa, dizem que o local serviu de inspiração para Salvador Dalí criar algumas de suas obras.
Hotéis de sal
Na região de Uyuni, há hotéis quase totalmente feitos de sal, incluindo as paredes, o chão e os móveis. Muitos são hospedagens de luxo e recebem turistas do mundo todo. Um muito visitado é o Playa Blanca, hoje desativado, mas que funciona como museu.
Cemitério de Trens
Perto da cidade de Uyuni, é uma área cheia de vagões de trens abandonados. Enferrujados com o tempo, tornaram-se ponto turístico e um curioso cenário para fotos incríveis.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Olga_Gavrilova