Cidade dos palácios, polo das mais diferentes formas de arte, a “Veneza do Norte” e a capital dos czares, São Petersburgo é o principal destino da Rússia – e é fácil entender o motivo. Localizada na foz do Rio Neva, a cidade foi erguida no século XVIII através de um projeto urbanístico do Czar Pedro, o Grande. Entre seus vários canais e mais de 400 pontes, descubra quais atrações você não pode deixar de conhecer em São Petersburgo:
Hermitage / Palácio de Inverno
Ir a São Petersburgo e não conhecer o Hermitage é igual ir a Paris e não conhecer o Louvre. O museu abriga uma das mais importantes coleções de arte e história do mundo, com mais de três milhões de itens espalhados em 200 mil m². Um de seus prédios é o Palácio de Inverno, antiga residência dos czares. Obra-prima do barroco russo, foi construído no século XVIII e é uma das construções mais luxuosas de São Petersburgo. Logo em frente, confira também a Praça do Palácio, a Coluna de Alexandre e o Arco do Triunfo.
Peterhof
Fora do centro da cidade, Peterhof é um grande complexo que compreende belos parques e o Grande Palácio, planejado pelo Czar Pedro, o Grande para ser o mais luxuoso da Europa e mostrar o poder da Rússia. Às margens do Golfo da Finlândia, é um lugar único, resultado do trabalho dos melhores arquitetos e artistas da época. Hoje, o palácio abriga um ótimo museu.
Catedral de Santo Isaac
Quarta maior catedral do mundo e a maior igreja ortodoxa de São Petersburgo, ocupa um quarteirão inteiro na cidade. Com uma fachada neoclássica, a Catedral de Santo Isaac possui 112 colunas de granito avermelhado e uma cúpula central que atinge mais de 100 metros de altura e é folheada a ouro.
Igreja do Salvador do Sangue Derramado
Essa igreja possui uma arquitetura semelhante à da famosa Catedral de São Basílio, em Moscou, com cúpulas coloridas e um interior decorado com sete mil m² de mosaicos. Foi construída entre 1883 e 1907, no lugar onde o imperador Alexandre II foi assassinado.
Nevsky Prospekt
Principal via de São Petersburgo, a Nevsky Prospekt tem 4 km de monumentos, belas construções, museus, restaurantes e centros de compras. Atravessá-la a pé é passeio obrigatório para qualquer turista.
Fortaleza de Pedro e Paulo
A fortaleza, que data do ano 1703, ocupa uma ilha fluvial em pleno centro da cidade. A cidadela amuralhada em formato de estrela tem como ponto central a Catedral de Pedro e Paulo, onde estão os túmulos de quase todos os imperadores russos.
Catedral de Kazan
Inspirada na Basílica de São Pedro no Vaticano, a Catedral de Kazan impressiona pela grande colunata em formato de meia-lua com 110 metros de extensão, além da cúpula de 80 metros de altura. No interior está uma cópia da imagem de Nossa Senhora de Kazan.
Palácio de Catarina
A alguns quilômetros do centro de São Petersburgo, o Palácio de Catarina é um grande exemplo do estilo barroco na Rússia e foi residência imperial de verão por dois séculos. A área do palácio, chamada de Tsarskoye Selo, também engloba um lindo jardim, 300 hectares de parques, vários monumentos e o Palácio de Alexandre.
Teatro Mariinsky
Para assistir a um espetáculo do famoso balé russo ou então à ópera, o Teatro Mariinsky é um dos palcos mais icônicos do país, além de ser uma construção de extrema beleza por dentro e por fora. Inaugurado em 1860, ali aconteceram estreias de obras-primas de nomes como Tchaikovsky.
Museu Estatal Russo
O museu ocupa o Palácio de Mikhailovsky e, junto com o Hermitage, é uma das mais importantes coleções de arte da cidade. Suas exibições guardam objetos que contam mais de mil anos de história russa, de quadros e esculturas a peças de vestuário.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / romanevgenev