Se você busca belas praias, paisagens incríveis e contato com a natureza, com aquele clima tropical, muito sol e água fresca, o destino ideal é Caraguatatuba. Situada no litoral norte de São Paulo, é uma estância balneária com praias e matas preservadas, que recebe muitos turistas e possui gastronomia e pontos turísticos maravilhosos. Por isso, separamos os melhores 10 motivos para conhecer esse belo local:
1) Praia da Mococa
Muito tranquila e com vários quiosques, é uma praia recomendada para mergulhos à lazer, pois suas águas são tranquilas e limpas. A faixa de areia, apesar de não muito larga, possui minérios utilizados no tratamento de alguns tipos de traumas e dores. Leve seu guarda-sol e curta um dia de verão com a família!
2) Museu de Arte e Cultura
Sua idealização se deu em 2002, e hoje o museu integra o Pólo Cultural Profº Adaly Coelho Passos e apresenta uma programação muito bacana, promovida pela fundação de cultura local. As exposições são muitas, e se renovam constantemente. Entre elas,lindas telas, belas esculturas, ótimos filmes e muitos mais.
3) Praia de Cocanha
A infraestrutura dessa praia impressiona. Além de possuir águas claras e calmas, ótimas para curtir com a família, o local dispõe do aluguel de caiaques e Banana Boat. Como possui duas pequenas ilhas em seu entorno, ainda oferece mergulho de observação. Um dos mais belos pontos de Caraguá!
4) Praia Martim de Sá
A praia mais badalada de Caraguatatuba! Possui a melhor estrutura da região, e, como possui águas agitadas, de dia costuma ser visitada por surfistas. Já a noite, é um famoso point dos jovens e seus 1,5km de extensão viram sinônimo de bons momentos e curtição.
5) Ilha do Tamanduá
A maior ilha da cidade não poderia deixar de ser encantadora, não é? Chegando lá de barco, logo percebe-se o forte contato com a natureza, que é muito bem preservada e permite um tranquilo dia de descanso. Se você quiser se aventurar um pouco mais, tente o mergulho nessas águas maravilhosas ou ainda a pesca esportiva.
6) Prainha + Pedra do Jacaré
Passeio família! Costuma receber um volume grande de turistas, principalmente quem tem filhos pequenos, dada a calmaria do mar. Atrativos são o que não faltam: passeios de caiaques e botes, tirolesa, inúmeros quiosques, e ainda uma trilha que leva até a Pedra do Jacaré, que recebe esse nome por lembrar a forma do réptil.
7) Praia de Tabatinga
Praia calma, de areia fofa e água cristalina. O contraste do território é interessante: de um lado, luxuosos condomínios, e do outro, a clássica infraestrutura praiana, com tudo que se tem direito. Bacana mesmo é ficar com os pés na água e observar a bela paisagem, que tem direito a muitas lanchas e iates.
8) Praça Dr. Cândido Motta
A praça é uma beleza, e oferece muita coisa para ver. São patrimônios históricos, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, que move a fé desde o século 17, o Obelisco Torneira, que marca revolução no saneamento básico e tratamento de água e o Relógio de Sol, que representa o primeiro centenário da cidade. Além desses, ainda vale a pena conhecer a Palmeira Imperial, o coreto e a fonte. Com toda a certeza, um belo roteiro!
9) Praia do Centro
Fica bem no coração da cidade, e conta com clássica e larga avenida, além de um belo calçadão, onde concentram-se a maior parte dos turistas. Pertinho da praia ainda estão localizados o parque de diversões, a praça de eventos, uma pista de skate, e um centro de diversões aquáticas. Você escolhe: leve os amigos e curta o agito de Caraguá, ou leve a família e tenha um dia tranquilo, observando as calmas ondas e a paisagem exuberante.
10) Circuito de Cachoeiras
Se você gosta de corredeiras e cachoeiras, vai adorar realizar o circuito de cachoeiras que existem em Caraguá. As mais visitadas são a Pedra Redonda, a do Pau D’alho e a do Rio Claro. Aventure-se em suas trilhas e aproveite para registrar belíssimas imagens, repletas de muita natureza.
Bônus: Fazenda de Mexilhões
A fazenda é localizada dentro da praia de Cocanha, e produz, anualmente, incríveis oito mil toneladas de mexilhões. O processo todo é ecologicamente correto, e entrando em contato com os pescadores locais é possível agendar um passeio e conhecer os criadouros. Um passeio diferente e que trará muito aprendizado!
Texto por: Colaboração Heitor Herruso
Foto destaque via Flickr Prefeitura Caraguá