Existe uma série de mitos relacionados às viagens de avião que povoam o imaginário dos usuários desse meio de transporte. Os voos são conduzidos por piloto automático? O reservatório dos banheiros são descartados durante o voo? O ar da cabine do avião é prejudicial à saúde dos passageiros? Verdadeiro ou falso?
Pensando nisso, a revista norte-americana Reader’s Digest reuniu as questões mais comuns e se propôs a desvendá-las, para que os passageiros façam uma viagem incrível, sem receios e preocupações.
- Número de pilotos
Durante o voo, os passageiros ouvem somente a voz de um piloto pelo alto-falante – o que não significa que só exista um piloto a bordo. De acordo com o piloto comercial Dan Boland, fundador do site Holidayers, tanto o piloto quanto o copiloto são aptos a pilotar uma aeronave. “A única grande diferença entre os dois pilotos é que, geralmente, o comandante tem mais experiência na companhia aérea e, em última análise, é o responsável número um pela tripulação e pela segurança dos passageiros”, explicou Boland à Reader’s Digest.
2. Tempestades provocam queda de aviões
Existem condições climáticas que dificultam a pilotagem do avião. Entretanto, as aeronaves são projetadas para serem atingidas por raios, com total segurança. Sabe-se que isso acontece pelo menos uma vez por ano ou uma vez em cada mil horas de voo, sem risco de acidente. É importante constatar que desde 1963 não cai um avião por desastre com raio.
- O desagradável mito sobre o banheiro dos aviões
Parece brincadeira, mas ainda existe quem acredite que os pilotos esvaziam o reservatório dos banheiros em pleno voo. Isso jamais acontece e já está na hora de por fim a um dos mitos mais desagradáveis sobre os aviões.
4. Porta de emergência
Durante a viagem, você já teve medo de algum passageiro abrir a porta de emergência? Pois não há com o que se preocupar, pois, segundo explicou Dan Boland, para abrir esta porta é preciso uma “força sobre-humana”, portanto, é impossível algum passageiro conseguir tal proeza.
- Ar condicionado da cabine
Muitas pessoas acreditam que o ar condicionado da cabine pode ser prejudicial à saúde por fazer circular os germes de todos os passageiros. Mito. De acordo com Boland, o ar da cabine é trocado a cada três minutos, passando por filtros eficientes que removem quase que totalmente as bactérias.
- Piloto automático
Um dos mitos mais antigos sobre aeronaves está relacionado com o funcionamento do piloto automático. Muitas pessoas acham que os aviões são realmente conduzidos pelo piloto automático, mas, na realidade, isso não acontece. Sempre existe um profissional no controle do avião, o tempo todo.
7. Segurança dos pequenos aviões
Os aviões menores (geralmente particulares) são menos seguros do que os aviões comerciais? Mito. Segundo William Herp, CEO da Linear Air Taxi, empresa norte-americana de táxi aéreo, a segurança de um voo está mais relacionada com a habilidade do piloto do que como tamanho da aeronave.
8. Pequeno furo na janela
Quem adora viajar na janela para apreciar a paisagem já deve ter percebido um pequeno orifício na base da mesma. Sim, ele existe e tem a função de regular a pressão da cabine. A maior parte das janelas são compostas por três painéis de acrílico. O que fica do lado externo protege de eventuais elementos e mantém a pressão; o do meio funciona como segurança para o caso do externo se quebrar; e o interno, que tem o tal furinho, regula a pressão para que o acrílico do meio não seja danificado.
9. Máscaras de oxigênio
Há quem pense que as máscaras de oxigênio servem apenas para a demostração de segurança do voo. Isso não é verdade. Existe sim oxigênio disponível para todos os passageiros, e, em caso de despressurização da cabine, estas máscaras caem do teto e têm capacidade de duração para 15 minutos. Não se assuste, este tempo será suficiente para o avião descer até uma altitude em que as máscaras não serão mais necessárias.
- Limpeza do avião
Durante a viagem, você tem costume de colocar o lixo no compartimento do assento à sua frente, achando que logo depois do desembarque alguém recolherá? Segundo uma ex-comissária de bordo, os aviões não são limpos após cada voo, e sim, uma vez por dia. Por isso, procure entregar todas as embalagens e descartáveis quando os comissários de bordo passarem pelo corredor recolhendo o material das refeições.
Foto destaque por: Istock/ AlexeyPetrov