Vibrante, cultural e cheia de belezas arquitetônicas, Amsterdã é um dos destinos mais incríveis não só da Holanda, mas da Europa. Famosa pelos canais e pelas bicicletas, a cidade tem muito a oferecer a seus visitantes. Conheça abaixo alguns dos passeios mais icônicos por lá:
Rijksmuseum
Considerado um dos principais museus da Europa, o Rijksmuseum fica na Museumplein (ou Praça dos Museus), logo em frente às famosas letras “I Amsterdam”. Semelhante a um palácio, o prédio no qual o museu está instalado foi construído especialmente para este fim e foi aberto ao público em 1885. Com 80 galerias, seu acervo guarda coleções dos maiores artistas holandeses, como Rembrandt, Vermeer e Van Gogh. Não deixe de ver obras como “A Ronda Noturna” e “A Leiteira”. Vale conferir também os belos jardins que cercam o museu.
Casa de Anne Frank
A história de Anne Frank é conhecida mundo afora como um exemplo marcante dos horrores da Segunda Guerra Mundial. A casa com o anexo secreto onde sua família viveu escondida por mais de dois anos virou um museu. Em exposição, estão objetos que pertenceram a eles, fotografias, documentos históricos e até o diário original de Anne Frank. Você vai sentir várias emoções e o coração apertado, mas a visita é imperdível.
Jordaan
Talvez o bairro mais famoso de Amsterdã, a região da Jordaan é também a mais charmosa da cidade. Várias ruas estreitas com aquelas casas de arquitetura típica, muitos canais e pontes, sendo perfeita para passear a pé. A Jordaan também é cheia de cafés, restaurantes, galerias e lojas. Para compras, não deixe de passar pela área conhecida como De 9 Straatjes (“as nove ruas”).
Praça Dam
Praça central de Amsterdã, é ampla e muito movimentada. Estão ali o Monumento Nacional, o Palácio Real (geralmente aberto ao público), a Nieuwe Kerk (Igreja Nova) e o museu de cera Madame Tussauds, além de restaurantes e muitas lojas.
Museu Van Gogh
Também na Museumplein, esse museu reúne a maior coleção de obras de arte de Van Gogh no mundo. São centenas de itens, incluindo mais de 200 pinturas, como as famosas “Girassóis” e “Quarto em Arles”.
Vondelpark
Com 45 hectares, é o maior parque urbano de Amsterdã. Cheio de árvores, lagos e canais, é um ótimo lugar para passear a pé ou de bicicleta. O Vondelpark também abriga um teatro a céu aberto, cafés e restaurantes.
Bloemenmarkt
Ao longo de um trecho do canal Singel, fica o famoso mercado flutuante de flores, cuja tradição data de 1862. Há uma grande variedade e mistura de cores e fragrâncias dentro das barracas fixas sobre as águas.
De Pijp
Bairro multicultural e boêmio, é considerado o Quartier Latin de Amsterdã. Em De Pijp você vai encontrar uma grande concentração de restaurantes de todos os tipos de culinária, além do maior mercado ao ar livre da Europa: o Albert Cuyp Market. Ali, os comerciantes vendem de tudo um pouco, incluindo quitutes locais típicos. No bairro, também está localizada a Heineken Experience, museu interativo da marca de cervejas.
Cruzeiro pelos canais
Os mais de 150 canais que cortam Amsterdã, principalmente na área central, são considerados símbolos da cidade. Eles aparecem em alguns dos cenários mais bonitos do destino. Para apreciá-los do melhor ângulo, faça um passeio de barco. Há várias agências e roteiros disponíveis.
Passear de bicicleta
O número de bicicletas em Amsterdã é maior do que o de habitantes. Não à toa, a cidade é considerada uma das melhores do mundo para se locomover sobre duas rodas. Com uma rede de ciclovias de dar inveja, semáforos exclusivos para ciclistas, muita segurança e uma área bem plana, pedalar é uma das melhores formas de passear por Amsterdã. Pontos de aluguel de bicicletas são fáceis de achar.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Noppasin Wongchum