Ícone do site Qual Viagem

10 livros que inspiram viagens pelo Reino Unido

Stratford, UK, April 8, 2017: Actors are performing pieces of Shakespeare's plays in his birth house in Stratford upon Avon, England

A literatura britânica é apaixonante e repleta de obras que nos transportam até o passado, nos conduzem por reinos mágicos ou nos colocam nas cenas de um crime. Aqui vão dez livros britânicos inspiradores e suas fontes de inspiração, para viajar nas páginas e na vida real:

Peter Pan – Escócia

Foto por iStock / JohnFScott

Quem não conhece Peter Pan, Sininho, Wendy e Capitão Gancho? Poucas pessoas sabem que a história do menino que não quis crescer começa na Escócia, onde nasceu o escritor e dramaturgo J.M. Barrie. A casa onde Barrie passou seus anos mais felizes, Moat Brae, em Dumfries, é tida como o berço de Peter Pan. Já a ilha escocesa Eilean Shona teria sido a inspiração para a Terra do Nunca.

O Senhor dos Anéis – País de Gales

Foto por iStock / Andy-Coleman

J.R.R. Tolkien cresceu na cidade inglesa de Birmingham, até então um vilarejo rural. Ele se intrigava com o idioma ‘estranho’ que via nas placas da estação de trens: “uma língua antiga, ainda viva”. O idioma era o galês, de origem celta e falado até hoje em boa parte do País de Gales. Tolkien usou o galês como inspiração para as línguas élficas presentes em suas obras e chegou a passar férias no país, de onde tirou outras inspirações, como conta este artigo do VisitWales.

O Morro dos Ventos Uivantes – Haworth, Yorkshire, Inglaterra

Foto por iStock / James Elkington

O vilarejo de Haworth, em Yorkshire, e os pântanos ao redor são famosos por serem o lar das irmãs Brontë. Para Emily Brontë, a região foi fonte de inspiração para “O Morro dos Ventos Uivantes”(Wuthering Heights), de 1847. Hoje, a casa da família se tornou um museu, onde estão expostos itens pessoais como a mesa onde Emily escrevia. Nas proximidades fica a Cachoeira Brontë, conhecida por ser o local favorito da família.

Alice no País das Maravilhas – Oxford, Inglaterra

Foto por iStock / Arsty

Como foi bom viajar com Alice, seguir o Coelho Branco e cair em um mundo mágico. A obra-prima literária de Lewis Carroll nasceu na cidade de Oxford, Inglaterra, onde permanece viva até hoje. Tudo começou com um passeio de barco com a pequena Alice Liddell, a filha do reitor da universidade, onde Carroll dava aulas de matemática. O conto narrado no barco virou livro e foi publicado em 1862. E Oxford continua cheia de atrações para quem quer seguir os passos de Alice.

Orgulho e Preconceito – Hampshire, Inglaterra

Foto por iStock / naumoid

Como não se apaixonar por Mr. Darcy? Jane Austen, uma das autoras mais aclamadas da literatura britânica, é capaz de nos transportar até os anos 1800 em suas belíssimas obras. Austen está muitas vezes associada a Bath, cidade onde morou e tirou parte da sua inspiração, e que mantém um museu em sua homenagem. Mas foi na Chawton House (foto) que Jane Austen deu vida aos seus livros mais famosos: “Orgulho e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade”, “Persuasão” e “Emma”.

A saga Harry Potter – Grã-Bretanha

Foto por iStock / Catuncia

Uma das séries mais amadas mundo afora, Harry Potter é sinônimo de Grã-Bretanha. A escritora J.K. Rowling integrou os cenários britânicos em cada etapa da história, desde a casa dos Dursley, em Surrey, até a estação de trem King’s Cross, em Londres, passando pela casa dos Weasley, em Deavon, e rumo a Edimburgo e às Terras Altas da Escócia, sede do Castelo de Hogwarts. Para fãs de Harry Potter, a Grã-Bretanha é um prato cheio a se explorar.

Drácula – Whitby, Inglaterra

Foto por iStock / Neal Rylatt

Após uma visita do romancista Bram Stoker à cidade litorânea de Whitby, no norte da Inglaterra, em 1890, surgiu a inspiração para o cenário principal de “Drácula”. As ruínas da enorme Whitby Abbey (foto), cercada por lápides de pedra, criaram a atmosfera sombria ideal para Stoker. Todos os anos o Halloween em Whitby é digno do Conde Drácula.

A obra de Agatha Christie – Devon, Inglaterra

Foto por iStock / Fotomicar

Moradora da Riviera Inglesa, a ‘Rainha do Crime’ não teve apenas um, mas uma série de livros inspirados e escritos na região de Devon, Inglaterra. A adorável cidade litorânea de Torquay (foto) foi onde Agatha nasceu e viveu a maior parte de sua vida, e é lá que acontece o festival em sua homenagem, no mês de setembro. Siga os passos de Poirot e Miss Marple na trilha de Agatha Christie pela região.

As Crônicas de Nárnia – Irlanda do Norte

Foto por iStock / sara_winter

C.S. Lewis se inspirou na mitologia celta para criar a saga “As Crônicas de Nárnia”. O escritor nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte, e estudou em Oxford, Inglaterra, onde acabou se tornando um grande amigo de J.R.R. Tolkien. Os dois costumavam beber juntos no pub The Eagle and Child, de pé até hoje. Mas foi nas Montanhas Mourne (foto), durante suas férias, que C.S. Lewis viu o fantástico universo de Nárnia ganhar vida: “me fez sentir que a qualquer momento um gigante poderia levantar a cabeça sobre a próxima cordilheira”, escreveu.

A obra de Shakespeare – Stratford-upon-Avon, Inglaterra

Foto por iStock / ZambeziShark

Quem não viajou com “Sonho de Uma Noite de Verão”? Reconhecido como um dos maiores escritores do planeta, William Shakespeare fundou as bases da língua inglesa como conhecemos hoje, mais de 400 anos atrás. Visitar a sua cidade natal, Stratford-upon-Avon, a duas horas de Londres, é uma experiência única para os fãs da literatura inglesa. A casa onde Shakespeare nasceu (foto) foi transformada em um rico museu e suas peças são encenadas até hoje no majestoso teatro da cidade.

Mais informações em: visitbritain.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / trabantos

Comentários

Sair da versão mobile