Ícone do site Qual Viagem

10 experiências incríveis que só a Turquia oferece

Hot air balloons flying in sunset sky Cappadocia, Turkey

Localizada no Mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima. Confira 10 experiências que você só vai encontrar na Turquia:

Estar em dois continentes ao mesmo tempo

Foto via @descubraturquia

A Turquia é um país de localização privilegiada. Situada entre a Europa e a Ásia, na região conhecida como Eurásia, ela é a casa de muita história e riqueza cultural. A cidade de Istambul, que já foi capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano é a única cidade do mundo que fica dividida entre dois continentes. O estreito de Bósforo corta a cidade e separa a parte europeia da asiática. Ao visita-la é possível fazer passeios de barcos e cruzeiros pelo estreito e, com isso, estar em dois continentes ao mesmo tempo

Ver o nascer do sol no céu da Capadócia

Foto via @descubraturquia

Os passeios de balão da Capadócia são os mais tradicionais da Turquia e não é por menos: Eles são de tirar o fôlego, tamanha a beleza que possibilitam a qualquer um que por ali passe, vivenciar. Ao subir no balão de ar quente, o turista fica no alto do céu da Capadócia e é brindado com um horizonte totalmente desobstruído de arranha-céus, somente com a formação rochosa natural da região ao redor. Nas subidas realizadas pela manhã é possível presenciar o espetacular nascer do sol na região. O céu fica inteiramente colorido em tons alaranjados, possibilitando belíssimos registros fotográficos e momentos inesquecíveis.

Conhecer a cidade histórica de Tróia

Foto via @descubraturquia

A famosa cidade de Tróia, que se tornou épica com o poema Ilíada, de Homero, está localizada no atual território turco na cidade de Çanakkale. O passado da cidade envolve guerra, amor, luxúria e traição. De acordo com o mito de Homero, o rei Príamo foi subornado por Afrodite para que ela ganhasse um concurso de beleza idealizado por Zeus. Ao aceitar o acordo, o rei tornou Afrodite a grande vencedora e, como recompensa, ganhou o amor da mulher mais bela do mundo. A mulher era Helena, esposa de Menelau. Apaixonados, Príamo e Helena fugiram juntos para Tróia, mas o marido traído, acreditando que a esposa tinha sido sequestrada, entrou em uma guerra que durou dez anos, e só chegou ao fim devido ao gigante cavalo – Cavalo de Tróia –  que foi dado como presente, mas que abrigava os soldados que assim conseguiram invadir e dominar a cidade.

Além do cavalo de madeira utilizado no filme estrelado pelo ator Hollywoodiano Brad Pitt, é possível visitar os sítios arqueológicos da cidade que já foi destruída e reconstruída nove vezes ao longo dos anos.

Comer muito

Foto via @descubraturquia

Outro grande atrativo da Turquia é a gastronomia. Rica em sabores e cheiros, a culinária do país agrada a todos os paladares. Na região do Mediterrâneo é possível experimentar as delícias da região com um toque dos temperos turcos e, no continente, os doces, os kebabs, as castanhas, as pizzas turcas e as sopas prometem encantar aos turistas ávidos por experiências gastronômicas.

As comidas de rua da Turquia são deliciosas. As barracas de milho e castanhas, por exemplo, são comuns e muito apreciadas. Além disso, as brincadeiras com os turistas as tornaram divertidas sensações na internet.

Para acompanhar as comidas, têm as bebidas turcas – que são uma delícia a parte. Os cafés são famosos pelo seu ritual de preparo, e os vinhos estão ganhando cada vez mais destaque. Para quem está acostumado a só olhar para a Europa Central, descobre a Turquia como o 4° maior país em produção de uvas para vinho, sendo a região uma das pioneiras na fabricação deste líquido dos Deuses.

Dormir em cavernas, dentro de montanhas

Foto via iStock/ @descubraturquia

A cidade da Capadócia fica em uma região rochosa, com formações antigas e muito maleáveis. A facilidade de escavação dessas rochas tornou-as abrigo dos povos que viviam lá antigamente e dos cristãos que eram perseguidos pelo Império Romano. Essas cavernas foram conservadas e, atualmente, são hotéis e pousadas, possibilitando aos turistas e viajantes uma experiência única, personalizada e muito diferente da hospedagem encontrada em outras partes da Turquia e do mundo.

Tomar o autêntico banho turco

Foto via @descubraturquia

Chamado de Hamame, o banho turco promete revitalizar quem se aventurar pelas casas de banho. O processo é longo e bem calmante. Entre o passo-a-passo, primeiro o banhista fica em um tipo de salão com vapor, como se fosse uma sauna. Após algum tempo nesse espaço, a pessoa é direcionada para a esfoliação, onde alguém com uma luva especial irá esfoliar todo o corpo. Por fim, se toma uma ducha e está pronta para ir embora e continuar descobrindo a Turquia, com a alma e a pele renovadas.

Fazer compras nos bazares de Istambul

Foto via @descubraturquia

Que os comerciantes da Turquia adoram uma negociação ninguém nega, e o lugar mais conhecido para praticar essas habilidades é o Gran Bazaar de Istambul, um mercado composto por milhares de lojistas que vendem de tudo (tudo mesmo): do tradicional artesanato turco, como vasos e louças, até tapetes, luminárias, roupas, tecidos e joias. Ele é um dos maiores e mais antigos mercados do mundo, Inaugurando em 1461, ele recebe em média de 250 a 400 mil turistas e visitantes por dia em suas 60 ruas.

Conhecer 17 Patrimônios da Humanidade tombados pela Unesco

Foto via iStock/ muratart

A rica história da Turquia faz com que o país esteja recheado de lugares tombados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A lista conta com 17 pontos que podem ser visitados e apreciados. Alguns dos mais imperdíveis são:

Ephesus: antiga cidade portuária romana, o agora sítio arqueológico da cidade de Izmir abriga grandes elementos da cultura romana antiga, como partes do templo de Artêmis, o Grande Teatro e a Biblioteca de Celso, além de estátuas aos deuses mitológicos.

Mesquita de Selim (Selimiye Cami): construída pelo famoso arquiteto real Mimar Sinan na cidade de Edirne, capital do Império Otomano antes da conquista de Istambul, a Mesquita pode ser vista por toda a cidade e é considerada a maior obra de arte do período Otomano, além de ser o maior trabalho do arquiteto.

Monte Nemrut (Nemrut Dağı): no topo do monte, a 100 km da cidade de Adıyaman encontra-se várias estátuas datadas do período helenístico. Foram construídas como forma de adoração aos deuses além de ser um túmulo ao rei Antíoco. O sítio histórico pode ser visitado e é uma linda viagem pelo tempo.

Ver uma apresentação dos Dervixes ao vivo

Foto via @descubraturquia

Os Dervixes são religiosos do Sufismo – uma corrente mística do islamismo. O ritual mais famoso dos adeptos é a “Sema”, prática de adoração e busca de um estágio de elevação. Durante a cerimônia os Dervixes fazem um tipo de dança giratória no sentido anti-horário e, com isso, atingem o sentimento máximo de espírito e contato com Allah.

Ver uma sessão da “Sema” é muito inspirador e enriquecedor. O ritual junta a adoção com o espírito e o corpo de forma a deixar o momento ainda mais apreciativo e emocionante.

Tomar chá turco

Foto via @descubraturquia

A bebida mais consumida no país, o Chá turco merece destaque. Ele tem uma forma de preparo especial, além de diferentes aromas e sabores. Feito com chaleiras específicas e a xícara em formato de tulipa, a flor nacional, confere um toque de misticismo e requinte.

O chá pode ser consumido em diferentes períodos do dia e em vário lugares, uma vez que ao passear por toda a Turquia irão te oferecer uma xícara de chá, assim como fazem com o cafézinho no Brasil.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ kotangens

 

Comentários

Sair da versão mobile