Esse pode até não ser um dos maiores países da Europa em extensão territorial, porém há muito que conhecer por lá. A Holanda engloba cidades belíssimas e repletas de atrações, destinos agitados a pequenas vilas idílicas. Confira dez sugestões para incluir no seu roteiro pelo país:
Amsterdã
A capital da Holanda é famosa pelos belos canais que cortam toda a cidade, além de ser um dos melhores destinos do mundo para se locomover de bicicleta. Com vida cultural intensa, descubra seus museus, monumentos e outras construções históricas.
Roterdã
Em Roterdã fica o maior porto da Europa, mas essa cidade vai além do tradicional comércio marítimo. Roterdã renasceu depois de ter sido parcialmente destruída durante a 2a Guerra Mundial e, hoje, abriga incríveis construções modernas, sendo uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.
Haia
Sede do governo do país e lar de muitos membros da família real holandesa, Haia abriga vários prédios oficiais, inclusive das Nações Unidas. Em seus elegantes bairros, há museus, parques e palácios.
Maastricht
No sul do país, fronteira com a Bélgica, Maastricht é uma cidade universitária com um amplo e bem preservado patrimônio histórico, notadamente da época medieval.
Utrecht
Uma das cidades mais antigas da Holanda, Utrecht tem um belo centro histórico, muitos canais, monumentos e museus. Com a icônica Torre Dom como referência, faça um agradável passeio a pé ou de bicicleta.
Delft
Localizada entre Haia e Roterdã, Delft é conhecida por ser a cidade natal do famoso pintor Johannes Vermeer e pela produção de porcelanas em azul e branco.
Giethoorn
Muito romântica, Giethoorn é uma pequena vila bucólica toda cortada por canais e repleta de casas com teto de palha e de pontes de madeira. Os barcos são os principais meios de transporte usados por lá.
Gouda
Você provavelmente já ouviu esse nome antes graças ao famoso queijo homônimo, original dessa cidade. Além de se deliciar com essa iguaria e com os stroopwafels (biscoitos recheados com caramelo), visite o mercado de queijo (no verão), passeie entre as mansões medievais e, em dezembro, confira a Noite de Velas.
Lisse
Lisse recebe cerca de 800 mil visitantes por ano graças a uma atração mundialmente famosa. São os campos de flores do Keukenhof, onde coloridas tulipas e outras variedades florescem ao longo de 32 hectares, sempre entre o final de março e meados de maio.
Kinderdijk
Nos arredores de Roterdã está um cenário clássico holandês. Kinderdijk abriga um dos principais conjuntos de moinhos do país, tanto que é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / adisa