Barbados é um destino a ser explorado pelos brasileiros. A ilha caribenha, bem menos famosa do que algumas vizinhas caribenhas, como Granada e St. Lucia, é terra da superestrela Rihanna, de um rum reconhecido internacionalmente e de um Carnaval tão colorido e alegre quanto o brasileiro.
Mas esses são apenas os atrativos mais famosos que chamam a atenção dos visitantes. Em um roteiro pelo país, é possível ainda conhecer praias típicas de Caribe, com areias brancas e mar em diversos tons de azul,
No último dia 15 de junho, a Copa Airlines retomou o voo Panamá-Barbados, após dois anos de paralisação. A aérea passa a contar com dois voos diretos semanais saindo da Cidade do Panamá para Bridgetown às quartas e sábados.
Isso facilita o acesso dos brasileiros que desejam conhecer a chamada joia do mar do Caribe,
O diretor da Barbados Tourism Marketing Inc. (BTMI), para América Latina e Caribe, Corey Garrett, reforça a importância e os benefícios do retorno da companhia aérea a Barbados.
“A América Latina é um dos nossos vizinhos continentais mais próximos e, ao mesmo tempo, oferece uma oportunidade perfeita para continuar a aumentar o portfólio de marketing turístico para o destino Barbados, nesse mercado específico. Entendemos qual é o foco; entendemos o mercado e entendemos a companhia aérea com a qual estamos trabalhando”.
A Qual Viagem foi convidada para o voo inaugural e te conta 10 coisas para fazer em Barbados. Descubra:
Curtir a vibe autêntica do Caribe nas praias
As praias com mar em tons de azul e areias brancas comprovam que estamos no Caribe. Porém, diferente de alguns outros destinos dessa região, Barbados conta com faixas de areia diferentes em cada um de seus cantos.
Enquanto a Costa Oeste é tranquila, recheada de praias paradisíacas com hotéis e beach clubs que permitem desfrutar da vibe caribenha em seu melhor estilo, a Costa Sul tem ondas e mar agitado, perfeito para a prática de esportes aquáticos; da mesma forma, a Norte tem falésias e paisagens acidentadas, e a Leste tem belas baias e piscinas oceânicas.
Caminhar pelo centro
O centrinho de Bridgetown, a capital da ilha, reúne boa parte de seus atrativos histórico-culturais. Ali, ao redor da ponte que dá nome à cidade, é possível encontrar praças, monumentos e edifícios oficiais, tudo reunido com as casinhas coloridas, as construções antigas, e os barcos ancorados.
Vale fazer um passeio por essa área, que está inclusive na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e checar como o moderno e o antigo se convergem por lá.
Visitar os monumentos históricos
Nessa região de Bridgetown estão alguns monumentos importantes, que contam a história local, como a Praça da Independência e o Monumento ao Primeiro Ministro Errol Barrow, a Bridgetown, ponte que guarda diversos símbolos barbadianos, o Parlamento, de 1817, e o monumento em homenagem aos heróis barbadianos das duas guerras.
As potências coloniais – Inglaterra, França, Espanha e Holanda – estavam frequentemente em guerra pelas prósperas ilhas do Caribe e a proteção das colônias foi, portanto, de grande importância, se refletindo nas fortificações criadas ao longo da costa ocidental de Barbados.
Provar a gastronomia fresca e diversa
Muitos consideram Barbados a capital gastronômica do Caribe, portanto, fazer um roteiro pelos diversos tipos de restaurantes que o destino oferece é uma boa pedida. Por lá, os ingredientes parecem sempre frescos, principalmente aqueles vindos do mar, como peixes e mariscos, que estão presentes tanto nos endereços mais urbanos, quanto nas casas à beira-mar.
Entre as dicas de lugares para comer estão: a Buzo Osteria Italiana, com deliciosas massas e pizzas (tamanho família descrita como individual); o Sea Shed, com drinks e pratos refrescantes perfeitos para um almoço na praia; o La Cabane, também à beira-mar, mas que ganha uma atmosfera mágica ao anoitecer, incluindo fogueira, balanços e luzes; e o QP Bistro, uma verdadeira experiência gastronômica desde sua estrutura até pratos com peixes e frutos do mar, e apresentações musicais que envolvem a todos.
Fazer um passeio de catamarã
Para mais de uma praia em um único dia, e ainda mergulhar para explorar toda a biodiversidade barbadiana, a melhor pedida é um passeio de catamarã. Há diversas empresas, como a Tiami Cruises, que fazem esse tipo de roteiro por lá, que é considerado uma das melhores experiências de férias que Barbados tem a oferecer.
O tour inclui almoço com pratos locais, como a macaroni pie e ainda passa o dia no mar cristalino do Caribe, com parada para nadar e mergulho. Há também versões all inclusive, que permitem que o visitante passe o tempo todo de navegação degustando suas bebidas preferidas.
Nadar com tartarugas
É justamente no passeio de catamarã que é possível encontrar um dos atrativos mais famosos de Barbados: as tartarugas. Os visitantes que se aventuram nas águas cristalinas da ilha têm a possibilidade de encontrar três espécies: a tartaruga-de-pente, a tartaruga-verde e a tartaruga-de-couro.
Uma dica: em dias nublados ou com pouco sol, a cor e visibilidade da água podem não ficar tão favoráveis para contemplar todo o potencial dessa atração, portanto vale escolher o dia mais bonito do seu roteiro para nadar com esses seres mágicos!
Degustar o rum mais antigo do mundo
O rum é produzido em Barbados há mais de 350 anos e reconhecido como um dos melhores (e mais fortes) do mundo.
Para conhecer mais sobre a bebida, vale a pena fazer o tour da destilaria Mount Gay, que foi fundada em 1703 e tem o rum mais antigo do mundo. Ali, além de descobrir os segredos da fabricação da iguaria local, vai ouvir histórias de piratas e experimentar o premiado rum.
Na destilaria você também pode provar o drink símbolo da ilha e que combina bem com seus dias de sol – que segundo contam por lá, duram o ano inteiro. É o rum punch, uma mistura do destilado com frutas.
Explorar a Harrison’s Cave
A caverna é considerada uma das “Sete Maravilhas de Barbados”. Um fenômeno único da natureza, a Harrison’s Cave é uma incrível galeria de estalactites penduradas no teto da caverna e estalagmites que emergem do solo, com riachos de água corrente cristalina que caem de cachoeiras de tirar o fôlego para formar profundas piscinas esmeraldas.
As estalactites e estalagmites foram formadas ao longo de milhares de anos e em alguns lugares ambas se unem formando um pilar espetacular.
Se divertir no Crop Over, o Carnaval barbadiano
Quem está procurando o que fazer em Barbados com certeza se deparou com inúmeras informações e fotos sobre seu evento mais famoso: o Crop Over. Realizado em agosto, o Carnaval barbadiano.
O Festival mais popular e colorido de Barbados tem origem em 1780, época em que a ilha era o maior produtor mundial de açúcar. No final da safra açucareira, sempre havia uma grande festa para marcar o ápice de mais uma safra de cana-de-açúcar bem-sucedida – a celebração do Crop Over.
Concertos folclóricos e exposições de arte e fotografia são partes integrantes do festival, destacando a história e a cultura de Barbados, bem como os talentos artísticos dos Bajans.
Conhecer a Rihanna Drive
E por falar em Rihanna, a cantora é o nome mais expoente de seu país, e o orgulho disso é completamente recíproco. Tanto a superestrela carrega e expõe suas raízes por onde passa, quanto seus compatriotas exaltam seus feitos e sua história.
Não à toa, a Embaixadora Cultural de Barbados foi homenageada com uma rua em seu nome na capital da ilha. O endereço abriga a casa onde Rihanna nasceu e cresceu, além de um totem contando sua história.
Vale lembrar também que, recentemente, o país dispensou a necessidade de teste de Covid-19 para entrada de turistas vacinados, facilitando assim a chegada dos visitantes brasileiros neste verão.
Mais informações: visitbarbados.org
Texto por: Eliria Buso.
A jornalista viajou a convite do Barbados Tourism Marketing Inc. (BTMI) com cobertura de seguro GTA.