Talkeetna – Alaska
Nos meses de verão, os turistas se reúnem as sombras do Monte Denali, nessa comunidade conhecida pela arte e pela música. Este ano o Parque Nacional Denali comemora o seu 100° aniversário. Da cidade é possível pegar um voo e pousar em uma geleira no monte, visitar o museu da Sociedade História Talkeetna, fazer um passeio de tirolesa ou uma caminhada silenciosa por uma trilha no parque. Ainda preservada na cidade está a ferrovia, onde é possível fazer um passeio até a ponte acima do rio Hurricane Creek, com a opção de voltar tanto de trem como de rafting. Há muitos restaurantes e comércio para se conhecer na cidade.
Harpers Ferry – West Virginia
Rodeada pelas Montanhas Blue Ridge e os vales dos rios Potomac e Shennandoah, está situada a charmosa cidade de Harpers Ferry, que agora faz parte do Serviço de Parques Nacionais e é mantida como o Parque Histórico Nacional Harpers Ferry. É tão rica em beleza como em cultura, mesmo para nós brasileiros que não estamos tão familiarizados com fatos históricos norte-americanos. Foi nesse lugar que John Brown tentou, em 1859, iniciar uma revolta armada de escravos, além de acontecimentos ligados à Guerra Civil. Você pode fazer rafting e descer de caiaque nos rios Potomac e Shenandoah, além de caminhadas na Trilha dos Apalaches ou Maryland Heights Trail, com excelentes vistas sobre a cidade, para não mencionar um olhar de perto sobre os artefatos da Guerra Civil.
Frankenmuth – Michigan
Fundada por alemães em 1845, essa cidadezinha é conhecida como Little Bavaria e ainda preserva as deliciosas tradições da Francônia. Aqui fica a cervejaria Frankenmuth Brewing Company, fundada em 1862, vende cervejas sazonais e uma robusta cerveja Red Sky. As ruas com floreiras, a arquitetura típica e muitos restaurantes com culinária alemã farão você se sentir pertinho da Europa. Na Kandy Haus da Baviera, que fica em uma das casas históricas conhecida por seus pisos de madeira, você encontrará copos gigantes de manteiga de amendoim, trufas de framboesa e fudge escondidos.
Cape May – New Jersey
No extremo sul do estado de New Jersey, Cape May é o mais antigo balneário de férias dos EUA. Boa parte da cidade faz parte do patrimônio histórico nacional desde 1976. Isso proporcionou à localidade dos maiores e mais bem preservados edifícios vitorianos dos EUA. A cidade é considerada um dos melhores pontos para observação de aves do meio-atlântico do país, pois as aves migratórias param por essa região na primavera e no outono.
Stowe – Vermont
Esta pequena cidade é provavelmente uma das mais simpáticas e charmosas de toda a Nova Inglaterra. Aqui fica um dos melhores resorts de ski da costa leste americana, e é ainda o lugar preferido por milhares de turistas no outono, que vêm para contemplar a mudança de cores das folhas das árvores antes da chegada do inverno. Outra opção bastante popular aqui é o Trapp Family Lodge, um resort gerenciado ainda hoje por membros da família von Trapp, que inspiraram o famoso musical “The Sound of Music”, da Broadway, que posteriormente foi adaptado para o cinema e é conhecido no Brasil como “A Noviça Rebelde”.
Hale’iwa – Havaí
Essa é a porta de entrada na cena de surfe de O’ah. O grande início turístico, por assim dizer, aconteceu em 1898, quando o hotel Hale’iwa foi construído, e embora não funcione mais, a pequena cidade mantêm a mesma aparência há mais de 100 anos. Há pequenas lojas prontas para atender às necessidades de quem vem aqui para surfar e assistir ao esporte. Seu centrinho é simples, com lojas de surfe e barzinhos e restaurantes, e preserva aquela vibe bem havaiana, que está no inconsciente coletivo – é justamente o que você imagina quando pensa em Havaí! Hale’iwa fica a cerca de uma hora de carro ao norte de Honolulu. Alguns diriam que é bem ao lado do paraíso.
Jackson – Wyoming
Jackson fica na porta de entrada para o Parque Nacional Yellowstone e Grand Teton. Essa é uma daquelas cidades onde você se sentirá em um Western. Com montanhas e planícies à sua volta, a cidade recebe todos os anos praticantes de esportes de inverno, atraídos por suas famosas montanhas cobertas de neve. A cidade tem muitas opções diferentes de diversão como patinação no gelo, snowshoeing e snowmobile. Para aqueles que procura por momentos mais relaxantes, é possível fazer passeios em trenós e visitas aos parques.
Bell Buckle – Tennessee
A pequena cidade ferroviária teve início em 1852. Embora não tenha mais o trem percorrendo suas terras, a localidade entre Nashville e Chattanooga forjou uma reputação como destino para turistas. Com uma arquitetura notável, Bell Buckle foi listado no Registro Nacional de Lugares Históricos. Suas casas vitorianas preservadas da cidade atraem pessoas do país inteiro em busca de antiguidades, móveis, placas e objetos do passado. Bell Buckle tem ainda uma cultura musical com festas e apresentação ao ar livre. E entre as festas está RC e Moon Pie Festival, que celebrou este ano o 100° aniversário do Moon Pie, um delicioso merengue de marshmallow e chocolate. A lenda local diz que em 1917 um mineiro de carvão pediu um doce “tão grande quanto a lua”, surgindo daí a Moon Pie (torta de lua). A tradição celebrada agora a cada ano é apenas mais uma das desculpas da cidade para lançar uma nova festa.
Hill City – Dakota do Sul
A pequena cidade, às sombras do Monte Rushmore e Crazy Horse Memorial, teve seu início com a mineração. Aqui fica o Museu da Ferrovia do Estado de Dakota do Sul, onde você pode fazer um passeio no trem a vapor de 1880 que sai da cidade e segue através de paisagens de pinheiros. O Museu Black Hills Institute guarda o “Stan”, um dos maiores e mais completos T. rex já encontrados. Este ano aconteceu em setembro a 20° edição do Mickelson Trail Trek. Foram centenas de ciclistas travessando a rota do Black Hills, que passa inclusive por uma trilha da antiga ferrovia.
Ojai – Califórnia
Por muito tempo, Ojai foi refúgio para celebridades, criativos e praticantes de yoga. A antiga vila que aprecia “uma aldeia de palitos” foi transformada em uma vila de estilo espanhol. É difícil se aborrecer aqui. É possível fazer passeios a cavalo, através das inúmeras trilhas entre plantações de azeitonas, que terminam todas no Oceano Pacífico. O lago Casitas fica cheio devidas ás chuvas, que também trazem uma explosão de flores silvestres na cidade, tornando qualquer aventura ao ar livre incrivelmente mais memorável. Aqui fica a Bart’s Books a maior livraria ao ar livre dos Estados Unidos. Em atividade desde 1964, você procura um livro na prateleira, e paga o que acha justo quando sair. Ela abre as 9h30 da manhã e fecha ao pôr do sol.
Texto por: Agência com edição de Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / EunikaSopotnicka