O Circuito Turístico das Frutas reúne dez cidades do interior paulista, na região entre Campinas e a capital. O turista pode desfrutar das riquezas culturais e naturais dessa área, que se destaca pela produção de frutas e vinhos. Pela grande variedade de passeios e eventos oferecidos, visitar esse pólo turístico é uma ótima opção de lazer para as férias ou até mesmo para um final de semana.
Atibaia
Famosa por cultivar flores e frutas, principalmente o morango, é um destino certo para a prática de esportes de aventura. Vale passear pelo centro histórico, pelo teleférico e pela Fazenda Paraíso, na qual os turistas podem observar o processo de produção da cachaça. Nos finais de semana de setembro, acontece a Festa das Flores e Morangos de Atibaia.
Indaiatuba
A cidade recebeu estrangeiros de vários países, tanto que possui a maior colônia de imigrantes suíços no Brasil. Essa influência é comemorada na Festa da Tradição da Colônia Helvétia, que acontece no mês de agosto. Além disso, Indaiatuba é um grande produtor de uvas e possui uma rica história, que pode ser observada no Museu Ferroviário.
Itatiba
Em abril, acontece a Festa do Caqui, que destaca a grande produção de frutas na cidade. Itatiba reúne diversos locais que possibilitam ao turista um contato próximo com a natureza, como o Sítio São José, a Fazenda Pereiras e a Fazenda Dona Carolina. As crianças vão adorar conhecer o Zooparque e a Estação Ciências.
Itupeva
Um dos atrativos da cidade é conhecer as vinícolas, como as do Sítio Santa Vitória, da Quinta Nossa Senhora Aparecida e da Adega Lourençon. Não é à toa que a cidade organiza a Festa da Uva no mês de dezembro. Em Itupeva também é possível observar a produção artesanal de cervejas, cachaças e mel. Outro passeio popular na cidade é o parque aquático Wet’n Wild.
Jarinu
É onde há o cultivo de diversas frutas, como pêssegos, ameixas, uvas e morangos. Inclusive, acontece no mês de julho a Festa do Morango. A Comunità Italiana di Jarinu preserva as tradições italianas e organiza festas com muito vinho, comida e dança.
Jundiaí
Tem o título de “Terra da Uva”, por ser a maior produtora da uva Niágara rosada e manter a tradição de sucos e vinhos artesanais. Jundiaí possui muita influência da Itália e, por isso, é repleta das tradicionais cantinas italianas. Embarque num passeio pela história ao visitar uma das antigas fazendas da cidade.
Louveira
Outra grande produtora de uvas, a cidade também se destaca pelo cultivo de diversas outras frutas. Deguste os vinhos e cachaças artesanais produzidos em propriedades rurais, como o Sítio Registro, a Fazenda Luiz Gonzaga e o Sítio Santa Rita.
Morungaba
Recebe o título de Estância Climática por ter belas paisagens, com colinas, matas e cachoeiras, como pode ser observado no Parque Ecológico. Além da produção de maracujás, figos, laranjas e pêssegos, a cidade é um dos principais polos de adestramento de cavalos do país.
Valinhos
Por ter o figo roxo e a goiaba como seus principais produtos, a cidade organiza a Festa do Figo e a Expogoiaba entre os meses de janeiro e fevereiro. No Sítio Kusakariba, o visitante pode conhecer mais sobre o cultivo da goiaba.
Vinhedo
O nome da cidade já revela: há uma grande produção de uvas e vinhos. Vale participar da Festa da Uva e do Vinho, que acontece em fevereiro, e visitar uma das adegas da cidade, como a Adega Família Ferragut e a Adega Família Azzolin. Imperdível também é se divertir com a família no Hopi Hari, maior parque de diversões temático da América Latina.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Juan Camilo Trujillo