Ícone do site Qual Viagem

10 cervejarias nacionais que todo brasileiro deveria conhecer

Foto por Eliria Buso

Com aumento na variedade de sabores, cresce o número de cervejarias nacionais abertas à visitação.

Inúmeros são os fatores que fazem o Brasil conhecido no mundo inteiro: as belas paisagens, a paixão pelo futebol, a rica cultura, a gastronomia deliciosa e a cultura cervejeira. Com uma produção anual de aproximadamente 24 bilhões de litros, a terceira maior do mundo, o país se destaca pela crescente busca de novos sabores da bebida.

Em 2010, as produções artesanais representavam apenas 0,7% da produção nacional, segundo dados do Instituto da Cerveja Brasil (ICB). Hoje, a fatia desse mercado atinge 1,2% do setor, passando de 1000 o número de microcervejarias em 2019.

Além das cervejas Pilsen, a preferida dos brasileiros, o país vem diversificando sua produção a partir da explosão de cervejas artesanais.

Se você é apaixonado por cerveja e quer conhecer um pouco mais sobre ela, desde o processo produtivo até degustação, confira as 10 cervejarias imperdíveis para visitar no Brasil.

Colorado, em Ribeirão Preto

Foto por Divulgação

Cada vez mais conhecida entre os admiradores das cervejas artesanais, a cervejaria Colorado recebe visitantes aos sábados, mediante agendamento prévio. Além de conhecer a fábrica, os turistas degustam as principais cervejas da linha da Colorado: Appia, Cauim, Demoiselle, Vixnu e Indica. Alguns ingredientes encontrados nas cervejas Colorado são: mandioca, mel e café.

Wälls, em Belo Horizonte

Foto por Caroline de Oliveira

A visitação feita pelo Mestre Cervejeiro dura 30 minutos e mostra as matérias-primas usadas na produção da cerveja e explicações sobre cada uma das etapas do processo produtivo. Oferecendo rótulos belgas como Trippel, Quadruppel e Dubbel, a cervejaria recentemente inaugurou o Atelie Wäls, um espaço com mais de 100 mil litros de bebida em processo de envelhecimento e fermentação.

Bierland, em Blumenau

Foto por reprodução Facebook Bierland Cervejaria

Uma das regiões mais famosas da produção cervejeira no Brasil, a cidade catarinense de Blumenau oferece visitas gratuitas à Bierland. Uma das cervejas mais conhecidas da marca é a Blumenau, inspirada nas antigas cervejas produzidas pelos imigrantes alemães que ocuparam a região. Além dela, a cervejaria produz chopes e cervejas com rótulos premiados nos estilos Pilsen, Weizen, Vienna, American IPA, Oatmeal Stout e Strong Golden Ale.

Amazon Beer, em Belém

Foto por Divulgação

No Pará, a Cerpa é uma das marcas mais conhecidas. Mas na capital paraense também se encontra a Amazon Beer. Fundada em 2000, a cervejaria é pioneira no quesito inovação. Inspirada na riqueza e exuberância de sabores e aromas da Amazônia, a cervejaria produz oito estilos de cerveja com ingredientes da região: bacuri, açaí, prioprioca e cumaru (a baunilha da Amazônia).

Tupiniquim, em Porto Alegre

Tendo a marca Polar como uma das preferências regionais, Porto Alegre é conhecida pela variedade de bares e cervejas que oferece aos turistas. Uma das cervejarias a se conhecer na capital gaúcha é a Tupiniquim, que já conquistou os prêmios de: Melhor Cervejaria do Festival Brasileiro da Cerveja 2015, Melhor Cervejaria Copa Cervezas das Américas 2015 e Melhor Cervejaria South Beer Cup 2014.

Cervejaria Goyaz, em Aparecida de Goiânia

Foto por Divulgação

Uma das revelações da produção cervejeira do cerrado brasileiro, a Gotaz, está há 14 anos no mercado. Primeira a produzir cervejas artesanais no Centro-Oeste, a cervejaria tem como um de seus destaques a Colombina. A ousadia é característica da Goyaz, que utiliza ingredientes como rapadura em suas cervejas IPA. A Colombina foi campeã no Concurso Brasileiro de Cerveja 2018, uma das poucas vezes em que o centro do país conquistou o prêmio.

Matt Bier, em Mucugê

Localizada na cidade montanhosa no coração da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, a Matt Bier já venceu alguns prêmios regionais,  como o Concurso de Cerveja Artesanal do Norte, Nordeste e Centro-Oeste 2013. É a primeira empresa de cervejas artesanais na região.

A Carcará é uma weissbier leve, com pitadas de cravo e banana. Já a Carcará é uma American Stout densa e escura, levemente amarga, com aromas que remetem ao café e chocolate.

Baden Baden, Campos do Jordão

Foto por Divulgçaão/ Edu Leporo

Uma parada conhecida por turistas que passam pela cidade montanhosa de Campos do Jordão, a Baden Baden oferece visitação guiada, com dicas de degustação e harmonização de sabores. Entre as cervejas da linha se destacam estão a Baden Baden 1999, de aroma intenso e cor avermelhada, além da cremosa Weiss, com sabor suavemente amargo e aroma de cravo e banana.

Angels & Devils, em Nova Friburgo

Foto por reprodução cervejariaad.com.br

Conhecida por suas rotas cervejeiras, a região serrana de Nova Friburgo tem uma tradição de 200 anos na cerveja. A região abriga a Angels & Devils, uma das criadoras da “Fumaceira”, cerveja escura com um toque defumado que remete às primeiras terras vendidas a colonizadores suíços.

DeBron, em Recife

Foto por reprodução Facebook de Bron

A capital pernambucana vem se destacando como um polo de cervejas no Nordeste após criar o Recife Beer Tour. Após receber os holandeses e inaugurar a primeira cervejaria das Américas, Recife abriga hoje a DeBron, a cervejaria com mais prêmios no estado. Na visitação guiada, os turistas degustam algumas cervejas com um almoço self-service no empório cervejeiro da empresa.

Foto destaque por: Eliria Buso

Comentários

Sair da versão mobile