Sibaúma nasceu de um antigo quilombo. Esse pequeno vilarejo ficou por muito tempo desconhecido. Possui excelente localização geográfica, lugar de passagem entre importantes cidades turísticas do litoral sul do Rio Grande do Norte, Pipa e Barra de Cunhaú, sendo a última localidade do município de Tibau do Sul.
No Rio Catu, que deságua na parte sul da praia, pode-se apreciar um espetáculo da natureza: o encontro do mar com o rio. É dali que partem as pequenas balsas que fazem a travessia para quem pretende atingir as lindas praias de Baía da Traição e Barra do Cunhaú. A travessia do rio está localizada na parte baixa da vila de Sibaúma e se faz em pequenas balsas pitorescas. O valor de cada travessia fica a partir de R$ 12,00 por carro.
Sibaúma na língua tupi que dizer ‘concha preta’. A vila foi, há muito tempo atrás, um quilombo, local de refúgio dos escravos no Brasil, com uma descendência na maioria africana (negros e mestiços) e de caboclos (em tupi, “filho de homem branco”), mestiços de brancos e indígenas. A história oral sugere que cerca de vinte homens escravizados se salvaram de um naufrágio e chegaram à região de Sibaúma, onde se estabeleceram e se integraram à pequena população local. Os moradores mais antigos se reconhecem como parentes, herdeiros de uma história de resistência contra a ocupação e pela defesa de sua identidade.
A praia de Sibaúma, praticamente deserta durante a semana, é frequentada aos fins de semana pelos habitantes locais e principalmente pela por moradores da cidade de Goianinha, a mais populosa da região com aproximadamente 23 mil habitantes.
Na maré alta, o turista poderá conferir um fenômeno inacreditável da natureza. Do alto das falésias avermelhadas os visitantes são surpreendidos com o balé de centenas de tartarugas marinhas, que vem comer os sargaços e pequenos peixes abundantes na região. Um experiência incrível !
Sibaúma fica em frente a um mar agitado, exceto na parte sul, onde o banho é agradável, e quase na foz do Rio Catu, onde se pode refrescar com as águas geladinhas e doce desse belo rio.
A praia e a vila de Sibaúma ainda possui pouca infraestrutura turística, mas merece uma visita, principalmente dos turistas cansados com a agitação do centro de Pipa. Sibaúma oferece ainda na maré baixa ótimas piscinas naturais, sendo uma excelente opção para as famílias com crianças.
Onde comer
Restaurante e Artesanato Arca da Zélia – serve petiscos e refeições, e ainda a linda vista para o mar.
Onde ficar
Para conhecer Sibaúma e a bela região de Pipa, em Tibau do Sul:
Pipa Lagoa Hotel, chalés e bangalós, e boa estrutura de lazer com piscina, playground e brinquedoteca. Restaurante panorâmico com vista para a lagoa de Guaraíras.
Consulte diárias e promoções: pipalagoa.com
Texto e fotos por: Cláudio Lacerda Oliva