O cenário de veículos recreativos, mais conhecidos como motorhomes, tem crescido desde 2018 e teve seu ápice em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. A procura por liberdade durante as viagens, mudanças de roteiros e a oportunidade de se instalar num dia na praia e no outro no campo fez com que muitos viajantes repensassem o formato de desbravar o mundo sobre quatro rodas.
E estes veículos não são encontrados apenas no sul do Brasil ou nos Estados Unidos e na Europa – muito pelo contrário: hoje é mais fácil ter este tipo de carro personalizado de acordo com as preferências e gostos individuais sem perder a sofisticação e conforto depois de longas distâncias.
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Foto por Divulgação Engaje!Comunicação
Além da crescente busca pelas casas rodantes, o perfil de viajantes que procuram motorhomes também mudou. Segundo Julio Lemos, proprietário da Estrella Mobil Motorhomes, empresa especializada na fabricação e na personalização de veículos recreativos, localizada em Santa Branca, interior de São Paulo, novas identidades surgem todos os dias: de pessoas que trabalham em home office a famílias e casais que viram nos veículos uma oportunidade de se desvincular de hotéis e resorts.
“São novos perfis que têm descoberto as vantagens do motorhome, como aqueles que decidem trabalhar em uma espécie de home office na estrada, a pessoas mais novas que hoje estão conseguindo comprar os veículos, e o perfil mais tradicional de família que pretende rodar o mundo, com os amigos e não querem ficar em casa por conta da pandemia”, afirma Júlio.
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Levantamento sobre perfis
Em 2018, na fábrica da Estrella Mobil, o perfil do público que adquiria motorhomes era, em sua maioria, de aposentados e profissionais liberais, que lideravam o ranking com 80% nas vendas. Os 20% restantes eram compostos por jovens, profissionais que já trabalhavam em home office e pessoas com mais de 40 anos.
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Com a pandemia, foi observado um aumento expressivo nas aquisições feitas por pessoas que já tinham o plano de um dia adquirir um motorhome no futuro e anteciparam o planejamento, pessoas que passaram a ocupar funções em home office de forma definitiva e principalmente pessoas que se sentiram impactadas pelo isolamento e resolveram cair no mundo tendo como quintal de casa uma paisagem diferente a cada parada, ocupando de 20% para 35% no volume de vendas totais.
De modo geral, o mercado de vendas de motorhomes entre 2019 e 2020 teve aumento de 40% ao ano desde o início da pandemia, e tende a se manter até o fim de 2021.
A tecnologia dos motorhomes foi outro ponto que teve transformações desde a década de 1970, isso porque empresas de maquinarias específicas para este setor se instalaram no país, depois de perceberem uma oportunidade no mercado brasileiro.
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“A qualidade dos produtos produzidos no Brasil melhorou muito nos últimos 20 anos. Hoje, temos diversos equipamentos específicos para motorhomes, como aquecimento de água, ar-condicionado a janelas especiais. São produtos que têm agradado muito o público, que procura o máximo de conforto”, finaliza Julio.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação Engaje!Comunicação