logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 destinos que unem belezas naturais, aventura e sustentabilidade Logo

6 destinos que unem belezas naturais, aventura e sustentabilidade

8 de junho de 2022

Todos sabemos o quanto viajar é prazeroso, mas muitas vezes essas experiências podem nos trazer uma nova perspectiva, principalmente quando entramos em contato com a natureza. Muitas das belezas naturais do mundo são preservadas e recebem o título de Parques Nacionais, que são unidades de conservação gerenciadas pelos governos federais com o objetivo de defender a fauna e flora, o que atrai turistas de todas as idades e dos quatro cantos do planeta.

Só no Brasil, temos 73 parques nacionais presentes nos diferentes tipos de biomas do país, mas são milhares espalhados pelo mundo.

Visitar e estar conectado com esses lugares ajuda na criação de uma consciência sobre a importância da natureza e vida animal nas nossas vidas.

Para a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Civitatis, empresa líder em distribuição online de visitas guiadas, excursões e grande apoiadora de atividades mais sustentáveis com mais de 10 milhões de clientes no mundo, listou 6 destinos turísticos que unem belezas naturais, aventura e sustentabilidade. E adivinha? A maioria deles são Parques Nacionais! Confira.

  1. Parque Nacional Wilsons Promontory (Austrália) | Moeda: Dólar Australiano

    Foto por Siggy Nowak via Pixabay

Na região rural de Gippsland, no estado de Victória, na Austrália, está localizado o Parque Nacional Wilsons Promontory, conhecido também como Wilsons Prom ou The Prom.

Wilsons Prom é biodiverso com a sua grande quantidade de fauna e flora. O parque apresenta vasta vida selvagem, estando presentes espécies como o Dunnart de patas brancas e o Gambá-pigmeu oriental. Além disso, a área abrange trilhas, rios, praias e locais para camping.

Entre as trilhas que podem ser feitas, Mt. Cook e a Mt. Oberon proporcionam vistas lindas e paisagens de tirar o fôlego. Ambas possuem um caminho tranquilo e levam aproximadamente 50 minutos para serem feitas.

2. Floresta Amazônica (Brasil, Peru e Colômbia) | Moeda Peru: Novo Sol – R$1,30 | Moeda Colômbia: Peso Colombiano

Foto por Thais Antunes

Quando falamos de natureza, é claro que não poderia faltar a Amazônia. Excursões na região da floresta em solo brasileiro são uns dos passeios organizados pela Civitatis. O local possui passeios ecológicos que permitem contato com a vida nativa. Nadar com botos-cor-de-rosa, navegar pelo rio e conhecer mais de perto a floresta são alguns deles.

A atividade vale a pena para quem tem interesse em conhecer mais da vivência selvagem e admirar as vistas, sons e cheiros da Amazônia.

Floresta Amazônica é a região mais biodiversa do planeta, alcançando parte do noroeste brasileiro e se estendendo até a Colômbia, Peru e outros países da América do Sul. No país colombiano, entre as atividades presentes está a excursão à oca. Esse passeio proporciona conhecer um pouco da vivência dos povos indígenas moradores da região.

Ainda sobre a Colômbia, no ano de 2021, a Civitatis plantou 300 árvores na Amazônia Colombiana por meio da plataforma Saving The Amazon. Essa atitude teve como objetivo recuperar ambientalmente a floresta e proteger a fauna da região.

Já no Peru, a oficina de artesanato na selva de Puerto Inca é um grande atrativo para os turistas, principalmente para aqueles que têm interesse em conhecer curiosidades e segredos das técnicas utilizadas nos tecidos, panos e bijuterias.

3. Parque Nacional Villarrica (Chile) | Moeda: Peso chileno

Foto por Peter Burdon via Unsplash

Situado no Chile, o Parque Nacional Villarrica se encontra a 8 km do sudoeste de Pucón e faz parte da região da Araucanía, apresentando diversos bosques de araucárias e outras espécies de plantas como o pinheiro-bravo e o coigue. Suas temperaturas amenas com clima mediterrânico permitem a existência de raposas, gambás, marsupiais e algumas outras espécies no local.

Para quem gosta de aventura, é possível descarregar adrenalina no circuito de tirolesas presente no parque desfrutando das paisagens com vista para o famoso vulcão Villarrica, característico por seus 2.847 metros de altura e um dos mais ativos da América do Sul.

Entre as outras opções de atividades também estão a trilha pelas crateras parasitas e o tour da cultura mapuche para quem quiser aproveitar ainda mais os arredores de Pucón. Por fim, os turistas também podem conhecer as cavernas de origem vulcânica e aproveitar o centro de esqui.

A Patagônia Chilena tem 24 Parques Nacionais com belezas naturais incríveis e distintas. Confira aqui outras opções na região.

4. Parque Nacional Peneda-Gerês (Portugal) | Moeda: Euro

Foto por IStock/ Sergey_Peterman

Único parque nacional em território Português, o Peneda-Gerês está localizado ao norte de Portugal e é
considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera por possibilitar a “conservação do solo, da água, da flora, da fauna e da paisagem”. É uma das maiores atrações naturais do país pelas paisagens que proporciona e pela fauna e flora muito diversificadas. Na região é possível encontrar lobos, aves de rapina e outras espécies, além de pinheiros e diversas plantas medicinais.

Para os visitantes aventureiros, o canyoning é uma ótima experiência! Um dos passeios recomendados pela Civitatis, inclui os equipamentos necessários, além de proporcionar escorregas naturais, saltos e rapel.

5. Parque Nacional Blue Hole (Belize) | Moeda: Dólar de Belize

sustentabilidade

Foto por IStock/ ViewApart

O Parque Nacional Blue Hole situa-se na região de Belize e é característico por ser um sumidouro natural que formou-se por meio do colapso de um canal subterrâneo. O local permite um delicioso mergulho nas águas cristalinas em meio à floresta tropical.

Além disso, é possível realizar trilhas até a região de cave tubing (passeio pelas cavernas) e explorar as belíssimas grutas do interior de Belize.

6. Parque Nacional Vulcão Poás (Costa Rica) | Moeda: Dólar Americano

sustentabilidade

Foto por Manfred Madrigal via Unsplash

Próximo à capital de San José, na Costa Rica, o Parque Nacional Vulcão Poás é conhecido como o nome já diz: pelo vulcão presente no local. Com aproximadamente 2.708 metros de altitude, o fenômeno natural emite vapores de água e gases que são possíveis avistar através da visita ao parque.

O passeio também permite apreciar a Lagoa Botos, com origem pluvial e água fria, desaguando em direção ao Caribe e realizar um percurso pelo parque desfrutando da natureza e das espécies presentes.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque via iStock por Lomingen

Comentários